Tecidos revestidos por filmes sintéticos: desafios e estratégias de conservação
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp47fm2Resumo
Os tecidos revestidos por filmes sintéticos são compostos por pelo menos duas camadas: um substrato têxtil ou de pele, e um revestimento à base de um polímero sintético. Estes tecidos revestidos constituem uma grande classe de materiais, com uma enorme variedade de aparências, estratigrafias e composições químicas, por exemplo: superfícies muito brilhantes, metálicas ou semelhantes a pele; e estratigrafias muito simples ou mais complexas que podem incluir um revestimento no topo, uma camada adesiva, uma camada de espuma e um substrato têxtil. Estes tecidos são comummente encontrados em coleções de moda, design e arte, mas também em coleções tecnológicas, científicas e industriais em todo o mundo.
O objetivo deste número temático é avançar e divulgar o conhecimento sobre os desafios de preservação e conservação destes tecidos. Devido à sua natureza complexa e compósita, e suscetibilidade à deterioração, estes materiais apresentam desafios difíceis e sem precedentes para os conservadores, curadores e cientistas.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O presente trabalho é distribuído nos termos da Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0) que permite a utilização, partilha e reprodução para fins não comerciais e sem modificações, desde que o autor e fonte original sejam citados.
O Copyright permanece com os autores.