Moldura microclimática para pinturas sobre tela expostas a flutuações intensas de humidade relativa

Autores

  • Sara Sá Departamento de Conservação e Restauro, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal; LAQV-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829- 516 Caparica, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4822-4252
  • Isabel Pombo Cardoso Departamento de Conservação e Restauro, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal; LAQV-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829- 516 Caparica, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3328-6749
  • Leslie Carlyle Departamento de Conservação e Restauro, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal; LAQV-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829- 516 Caparica, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9480-4613
  • Raquel Marques Departamento de Conservação e Restauro, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal; LAQV-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica, 2829- 516 Caparica, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6498-6468

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp2017042

Palavras-chave:

Moinho de Maré, Pintura a óleo sobre tela, Flutuações de humidade relativa, Moldura microclimática, Microclima, Sílica gel

Resumo

O Ecomuseu Municipal do Seixal pretende exibir três retratos a óleo sobre tela do século XIX, pertencentes ao seu espólio, num dos seus núcleos museológicos, o Moinho de Maré de Corroios. Em virtude da sua localização, inerente à função de moinho de maré, este edifício exibe condições ambientais que se caracterizam por fortes flutuações de temperatura e, em particular, de humidade relativa. O presente trabalho tem como objectivo propor um modelo de moldura microclimática que oferece uma solução para a preservação a longo prazo das pinturas referidas. O design desta moldura foi definido com base no estudo das condições ambientais da sala de exposições do moinho (temperatura e humidade relativa), bem como nos resultados de uma experiência realizada in situ com molduras protótipo. A proposta apresentada, uma moldura microclimática contendo sílica gel como material tampão, considerou os modelos referidos na literatura, os requisitos individuais das pinturas em questão e, finalmente, a necessidade de restrição a um orçamento específico.

 

Recebido: 2017-11-22
Revisto: 2018-1-31
Aceite: 2018-2-26
Online: 2018-3-16
Publicação: 2019-1-10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] Van Duin, P., 'Climate effects on museum objects: the need for monitoring and analysis', Conservation Perspectives, The GCI Newsletter 29(2) (2014) 13-15, http://www.getty.edu/conservation/publications_resources/newsletters/29_2/climate_effects.html. (acesso em 2018-2-10).

[2] Michalski, S., 'Relative humidity: a discussion of correct/incorrect values', in Historical Perspectives on Preventive Conservation, ed. S. Staniforth, The Getty Conservation Institute, Los Angeles (2013) 165-168.

[3] Mecklenburg, M., 'Microclimates and moisture induced damage to paintings', in Museum Microclimates, eds. T. Padfield & K. Borchersen, National Museum of Denmark, Denmark (2007) 19-25.

[4] Toishi, K.; Gotoh, T., 'A note on the movement of moisture between the components in a sealed package', Studies in Conservation 39 (1994) 265-271, https://doi.org/10.1179/sic.1994.39.4.265.

[5] Mecklenburg, M. F.; McCormick-Goodhart, M.; Tumosa, C. S., 'Investigation into the deterioration of paintings and photographs using computerized modeling of stress development', Journal of American Institute for Conservation 33(2) (1994) 153-170, https://doi.org/10.1179/019713694806124739.

[6] Weintraub, S., 'Demystifying silica gel', in Object Specialty Group Postprints, vol. 9, ed. V. Greene & P. Griffin, The American Institute for Conservation of Historic & Artistic Works, Washington (2002) 169-194.

[7] Richard, M., 'The benefits and disadvantages of adding silica gel to microclimate packages for panel paintings', in Museum Microclimates - Contributions to the Copenhagen Conference, 19-23 November 2007, eds. T. Padfield & K. Borchersen, The National Museum of Denmark, Copenhagen (2007) 237-243.

[8] Wadum, J., 'Microclimate Boxes for Panel Paintings', in The Structural Conservation of Panel Paintings: Proceedings of a Symposium at the J. Paul Getty Museum, 24-28 April 1995, ed. K. Dardes & A. Rothe, Getty Conservation Institute, Los Angeles (1998) 497-524.

[9] Hackney, S., 'Framing for conservation at the Tate Gallery', The Conservator 14 (1990) 44-52, https://doi.org/10.1080/01410096.1990.9995056.

[10] Glaznev I.; Alekseev, V.; Salnikova, I.; Gordeeva, L.; Shilova, I.; Elepov, B.; Aristov, Y., 'ARTIC-1: A new humidity buffer for showcases', Studies in Conservation 54 (2009) 1-16, https://doi.org/10.1179/sic.2009.54.3.1.

[11] Camuffo, D.; Sturaro, G.; Valentino A., 'Showcases: A really effective means of protecting artworks?', Thermochimica Acta 365 (2000) 65-77, https://doi.org/10.1016/S0040-6031(00)00614-6.

[12] López-Aparicio, S.; Grontoft, T.; Odlyha, M.; Dahlin, E.; Mottner, P.; Thickett, D.; Ryhl-Svendsen, M.; Schmidbauer, N.; Scharff, M., 'Measurement of organic and inorganic pollutants in microclimate frames for paintings', e-Preservation Science 7 (2010) 59-70.

[13] Dahlin, E. (ed.), PROPAINT - Improved Protection of Paintings During Exhibition, Storage and Transit. Final Activity Report, Norwegian Institute for Air Research, Kjeller (2010).

[14] Michalski, S., 'Risk analysis of backing boards for paintings: damp climates vs cold climates', in Minimo Intervento Conservativo nel Restauro dei Dipinti, II Prato, Padua, (2005) 21-27.

[15] Toledo, F.; Sehn, M.; Sousa Júnior, M.; Brazolin, S.; Hackney, S., 'The use of glass boxes to protect modern paintings in warm humid museums', in Museum Microclimates - Contributions to the Copenhagen Conference, 19-23 November 2007, eds. T. Padfield & K. Borchersen, , The National Museum of Denmark, Copenhagen (2007) 261-266.

[16] Townsend, J. H.; Thomas, J.; Hackney, S.; Lerwill, A., 'The benefits and risks of anoxic display for colorants', in Conservation and Access: Contributions to the London Congress 15-19 September 2008, eds. D. Saunders, J. H. Townsend & S. Woodcock, International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, London (2008) 76-81, https://doi.org/10.1179/sic.2008.53.Supplement-1.76.

[17] Hackney, S., 'The evolution of a conservation framing policy at Tate' in Museum Microclimates - Contributions to the Copenhagen Conference, 19-23 November 2007, eds. T. Padfield & K. Borchersen, , The National Museum of Denmark, Copenhagen (2007) 229-235.

[18] Sozzani, L., 'An economical design for a microclimate vitrine for paintings using the picture frame as the primary housing', Journal for the American Institute for Conservation 36(2) (1997) 95-107, https://doi.org/10.1179/019713697806373163.

[19] Thomson, G., 'Relative humidity - Variation with temperature in a case containing wood', Studies in Conservation 9 (1964) 153-169, https://doi.org/10.1179/sic.1964.025.

[20] Toishi, K., 'Humidity control in a closed package', Studies in Conservation 4 (1959) 81-87, https://doi.org/10.1179/sic.1959.018.

[21] Thomson, G., The Museum Environment, 2nd ed., Butterworth-Heinemann, Oxford (1986), https://doi.org/10.1016/c2013-0-01226-1.

[22] Melin, C. B., 'A presentation of a new experimental test method for humidity buffers - a comparison of two silica gels, Artsorb and Prosorb', in Museum Microclimates -- Abstracts of Posters at the Copenhagen Conference, 19-23 November 2007, eds. T. Padfield & K. Borchersen, , The National Museum of Denmark, Copenhagen (2007) 9-11.

[23] Waller, C. 'Art sorb', in Long Life for Art, http://www.cwaller.de/english.htm (acesso em 2015-6-3).

[24] Lide, D. R. (ed.), Handbook of Chemistry and Physics, 84th ed., CRC Press LLC, Florida (2003).

[25] Sá, S., 'Analysis and treatment of a nineteenth century portrait, study of Artsorb® and a proposal for a microclimate frame', tese de mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (2015), http://hdl.handle.net/10362/16442.

[26] Reis, D., 'The materials, technique, conservation treatment and after-care of Interior de um Convento', tese de mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (2011), http://hdl.handle.net/10362/6670.

[27] Padfield, T.; Berg, H.; Dahlstrøm N.; Rischel, A., 'How to protect glazed pictures from climate insult', in ICOM Committee for Conservation, 13th Triennial Meeting, Rio de Janeiro, 22-27 September 2002: Preprints, ed. R. Vontobel, vol. 1, James & James (Science Publishers) Ltd., London (2002) 80-85.

[28] Leslie, C., 'The adaptation of a commercial aluminum channel frame to provide a humidity controlled enclosure for a painting', poster, International Institute for Conservation, Canadian Group 12th Annual Conference, Winnipeg (1986).

Downloads

Publicado

2019-01-10

Como Citar

Sá, S., Pombo Cardoso, I., Carlyle, L., & Marques, R. (2019). Moldura microclimática para pinturas sobre tela expostas a flutuações intensas de humidade relativa. Conservar Património, 30, 21–33. https://doi.org/10.14568/cp2017042

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)