O caderno de esboços de um artista: o antigo retábulo da Sé de Goa (India) atribuído ao pintor Garcia Fernandes – influências iconográficas, estilísticas e estudo do desenho subjacente

Autores

  • Vanessa Antunes ARTIS-Instituto História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTISFLUL), Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal; LIBPhys-UNL, Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação, Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2829-516, Caparica, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-7240-6956
  • Vitor Serrão ARTIS-Instituto História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTISFLUL), Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8240-6359
  • António Candeias Laboratório HERCULES, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, 7000-676 Évora, Portugal; Laboratório José de Figueiredo, Direcção-Geral do Património Cultural (LJF-DGPC), Rua das Janelas Verdes 37, 1249-018 Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4912-5061
  • José Mirão Laboratório HERCULES, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, 7000-676 Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0103-3448
  • Sara Valadas Laboratório HERCULES, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, 7000-676 Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2146-7024
  • Maria Luísa Carvalho LIBPhys-UNL, Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação, Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2829-516, Caparica, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9004-1134

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp2018068

Palavras-chave:

Garcia Fernandes, Pintura portuguesa, Sé de Goa, Desenho subjacente, Reflectografia de infravermelho, Iconografia

Resumo

O antigo altar-mor da Sé Catedral de Goa, atribuído a Garcia Fernandes e executado cerca de 1538, é uma das mais antigas obras pictóricas ocidentais na Índia. Trata-se de uma obra de sobeja importância na afirmação da conquista de Goa pelos Portugueses reflectindo inclusivamente a influência da pintura portuguesa além-mar. O antigo altar-mor da Sé Catedral de Goa revela-se como uma obra crucial para o estudo do processo criativo de Garcia Fernandes. Evidenciam-se no esboço subjacente vigoroso destas pinturas diferentes tipologias de desenho, temáticas iconográficas abandonadas, bem como alterações formais de composições. Já o estudo iconográfico e estilístico anuncia influências norte e suleuropeias na escolha e representação das temáticas escolhidas em torno do Martírio de Santa Catarina. No presente estudo, esta obra é cotejada na execução do desenho subjacente e comparado com outras obras atribuídas a Garcia Fernandes.

 

Recebido: 2018-12-9
Revisto: 2019-6-19
Aceite: 2019-6-27
Online: 2020-7-31
Publicação: 2020-7-31

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] Serrão, V., 'Pintura e devoção em Goa no tempo dos Filipes: o mosteiro de Santa Mónica no "Monte Santo" (c. 1606 -1639) e os seus artistas'. Oriente 20 (2011) 11-50.

[2] Baptista Pereira, F. A., 'A pintura num período de transição', in História da Arte em Portugal - O Renascimento, ed. D. Markl, Alfa, Lisboa (1986) 83-155.

[3] Reis Santos, L., Garcia Fernandes, Artis: Lisboa (1957).

[4] Caetano, J. O.; Garcia Fernandes, in Francisco Henriques: um pintor em Évora no tempo de D.Manuel I, ed. A. C. Gouveia, F. A. B. Pereira, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1997) 212-215.

[5] Antunes, V.; Candeias, A.; Mirão, J.; Carvalho, M. L.; Serrão, V.; Dias, C. B.; Manhita, A.; Reis, M. E.; Manso, M., 'Preserving European paintings in Asian environment. The case of Goa Cathedral former altarpiece', Structural Integrity Procedia 5 (2017) 1078-1085, https://doi.org/10.1016/j.prostr.2017.07.081.

[6] Antunes, V.; Candeias, A.; Mirão, J.; Carvalho, M. L.; Serrão, V.; Dias, C. B.; Manhita, A.; Cardoso, A.; Manso, M., 'On the origin of Goa Cathedral former altarpiece: Material and technical assessment to the work of Garcia Fernandes, Portuguese painter from 16th century Lisbon workshop', Microchemical Journal 138 (2018) 226-237, https://doi.org/10.1016/j.microc.2018.01.018.

[7] Valadas, S.; Freire, R.; Cardoso, A.; Mirão, J.; Vandenabeele, P.; Caetano, J. O.; Candeias, A. 'New insight on the underdrawing of 16th Flemish-Portuguese easel paintings by combined surface analysis and microanalytical techniques', Micron 85 (2016) 15-25, https://doi.org/10.1016/j.micron.2016.03.004.

[8] Van Asperen De Boer, J. R. J., 'Infrared Reflectography: a Method for the Examination of Paintings', Applied Optics 7(9) (1968) 1711-1714. http://doi.org/10.1364/ao.7.001711.

[9] Musées Royaux Des Beaux-Arts De Belgique, The Flemish primitives: catalogue of early Netherlandish painting in the Royal Museums of Fine Arts of Belgium, Brepols (2009).

[10] Billinge, R.; Campbell, L.; Dunkerton, J.; Foister, S.; Kirby, J.; Pilc, J.; Roy, A.; Spring, M.; White, R., 'Methods and Materials of Northern European Painting in the National Gallery, 1400-1550', National Gallery Technical Bulletin 18 (1997) 6-55.

[11] National, G.; Campbell, L., The Fifteenth Century Netherlandish Schools, National Gallery Publications, London (1998).

[12] Caetano, J. O., 'Garcia Fernandes. Uma exposição à procura de um pintor', in Garcia Fernandes - um pintor do renascimento. Eleitor de Misericórdia de Lisboa, ed. J. O. Caetano, Santa Casa da Misericórdia, Museu de São Roque, Lisboa (1998) 11-77.

[13] Carvalho, J. A. S., 'Oficinas de Lisboa. Garcia Fernandes', in Cores, figura e luz. Pintura portuguesa do século XVI na colecção do Museu Nacional de Soares dos Reis, ed., Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto (2004) 28-35.

[14] Reis-Santos, L., 'Base para a identificação do pintor quinhentista Garcia Fernandes', Diário de Notícias August 18 (1955).

[15] Reis-Santos, L., Estudos de pintura antiga, ed. Reis-Santos (1943)

[16] Serrão, V., 'Garcia Fernandes', in No tempo das Feitorias - A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos II (1992) 142-148.

[17] Caetano, J. O., 'Mestres luso-flamengos em Évora - A pintura e o desenho', in Primitivos portugueses, 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves, ed. J. A. S. Carvalho, Museu Nacional de Arte Antiga & Athena, Lisboa (2010) 276-293.

[18] Caetano, J. O., 'Lisboa, a grande oficina', in Primitivos portugueses, 1450-1550: o século de Nuno Gonçalves, ed. J. A. S. Carvalho, Museu Nacional de Arte Antiga & Athena, Lisboa (2010) 200-227.

[19] Batoréo, M.; Serrão, V., 'O Retábulo de São Bartolomeu da Sé de Lisboa. Garcia Fernandes numa obra de Parceria', in Garcia Fernandes- um pintor do renascimento. Eleitor de Misericórdia de Lisboa, ed. J. O. Caetano, Santa Casa da Misericórdia, Museu de São Roque, Lisboa (1998) 87-103.

[20] Caetano, J. O., O Retábulo de São Bartolomeu da Sé de Lisboa. Garcia Fernandes numa obra de Parceria. Santa Casa da Misericórdia, Museu de São Roque, Lisboa (1998).

[21] Caetano, J. O., 'Jorge Afonso, uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa', PhD dissertation, Universidade de Évora, Évora (2013).

[22] The Beheading of Saint Catherine of Alexandria, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00554/AN00554348_001_l.jpg (accessed 2018-07-21).

[23] The Beheading of Saint Catherine of Alexandria, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00059/AN00059259_001_l.jpg (accessed 2018-07-21).

[24] The Beheading of Saint Catherine of Alexandria, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00071/AN00071525_001_l.jpg (accessed 2018-07-21).

[25] The Martyrdom of St Catherine, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN01250/AN01250943_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[26] 'Monogrammist IE', in The Trustees of the British Museum, https://www.britishmuseum.org/research/search_the_collection_database/term_details.aspx?bioId=47650 (accessed 2018-2-2).

[27] 'Aubert le Mire', in The Trustees of the British Museum, https://www.britishmuseum.org/research/search_the_collection_database/term_details.aspx?bioId=23058 (accessed 2018-2-3).

[28] Aikin, J.; Enfield, W.; Morgan, T.; Johnston, W., General Biography: Or, Lives, Critical and Historical, of the Most Eminent Persons of All Ages, Countries, Conditions, and Professions, Arranged According to Alphabetical Order. G. G. and J. Robinson (1808).

[29] St Catherine Disputing with Fifty Philosophers, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459900_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[30] St Catherine Being Tortured, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459902_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[31] The Queen and Porphyrius Converted by St Catherine, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459910_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[32] The Beheading of the Queen and Porphyrius, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459909_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[33] The Life of St. Catherine of Alexandria, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459907_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[34] The Deposition of St Catherine by Angels on Mount Sinai, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459986_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[35] La Vita Di Caterina Vergine and Martire, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00453/AN00453134_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[36] Deposizione Di Santa Caterina D'alessandria Nel Sepolcro, http://www.lombardiabeniculturali.it/stampe/schede/C0110-00337/ (accessed 2018-07-23).

[37] The Burial of St Catherine, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00430/AN00430257_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[38] The Burial of St Catherine, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00225/AN00225937_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[39] The Burial of St Catherine, https://www.antichitacastelbarco.it/it/prodotto/scuola-veneziana--500---bottega-di-jacopo-tintoretto- (accessed 2018-07-23).

[40] St Catherine as a Martyr, https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00459/AN00459892_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[41] St Catherine as a Martyr, 'https://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00046/AN00046743_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[42] Creation of Eve, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00068/AN00068238_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[43] Transfiguratio Domini Nostri Iesu Christi, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00906/AN00906498_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[44] The Last Judgement, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00073/AN00073189_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[45] Christ Enthroned, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00544/AN00544838_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[46] The Assumption of the Virgin, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00045/AN00045867_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[47] Metzger, C.; Berrie, B., 'Gerard David's St. Anne Altarpiece: Evidence for Workshop Participation', in Historical Painting Techniques, Materials, and Studio Practice: Preprints of a Symposium, ed. A. Wallert, E. Hermens, M. Peek, Getty Conservation Institute, USA (1995) 127-134.

[48] St Anthony of Padua Surrounded by Scenes from His Life, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00037/AN00037749_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[49] Resurrection of Christ, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00565/AN00565071_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[50] Birth of the Virgin, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00565/AN00565058_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[51] The Death of the Virgin, http://www.britishmuseum.org/collectionimages/AN00042/AN00042867_001_l.jpg (accessed 2018-07-23).

[52] Antunes, V., 'Técnicas e materiais de preparação na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI', PhD dissertation, Universidade de Lisboa, Lisboa (2014).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Antunes, V., Serrão, V., Candeias, A., Mirão, J., Valadas, S., & Carvalho, M. L. (2020). O caderno de esboços de um artista: o antigo retábulo da Sé de Goa (India) atribuído ao pintor Garcia Fernandes – influências iconográficas, estilísticas e estudo do desenho subjacente. Conservar Património, 34, 73–87. https://doi.org/10.14568/cp2018068

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)