Para autores

Faça download das Normas para autores em PDF

Faça download do modelo (template) de submissão em Português ou Inglês

Faça download da declaração de Figuras

NOVO! Submissão online

A revista está aberta para submissões gerais durante todo o ano. Chamadas para submissões em números temáticos ocorrem pontualmente.

NOTA: o estilo no link abaixo não funciona na versão mais recente do Mendeley https://csl.mendeley.com/styles/19983781/ConservarPatrimonioMendeley
Pode usar o seguinte ficheiro de estilo no Zotero

 

Recomendação para o tamanho de um artigo
Texto principal: Limite de 5.000 palavras (excluindo resumo e referências)
Resumo: Limite de 150 palavras
Referências: Limite de 50
Tabelas & Figuras: Limite de 10
Os artigos de revisão podem ser maiores e os artigos tipo nota mais pequenos.

 

Princípios éticos

As colaborações submetidas para publicação devem ser inéditas e, portanto, não devem ter sido previamente publicadas ou estar a aguardar publicação ou ter sido submetidas noutro local. Qualquer outra situação deve ser sinalizada e devidamente referenciada pelos Autores e será analisada pelos Editores, caso a caso, com o objectivo último de garantir a transparência e salvaguardar a originalidade do artigo. O não cumprimento destes princípios constitui fundamento para a rejeição de um manuscrito.

Considera-se que as colaborações submetidas para publicação são efectivamente da autoria dos Autores indicados, dão conta dos trabalhos desenvolvidos por estes e não colocam qualquer problema de falsificação ou de plágio — considerados inadmissíveis pela revista.

É igualmente assumido que todos os Autores listados no artigo fizeram uma contribuição relevante para a pesquisa reportada e concordam com o manuscrito submetido.

Os Autores devem declarar de forma clara eventuais conflitos de interesse. As colaborações submetidas que, directa ou indirectamente, tiveram o apoio económico de terceiros, devem claramente declarar essas fontes de financiamento.

Pressupõe-se que todos os dados fornecidos pelos Autores são verdadeiros e autênticos e que, além disso, foram apropriadamente registados e reportados, caso haja necessidade de verificação. Os Autores devem notificar imediatamente a Revista se identificarem um erro num artigo publicado e estar dispostos a publicar uma retractação ou correcção.

 

Tipos de manuscritos

A revista tem diversas secções, conforme a natureza e o fôlego das contribuições, designadamente as seguintes:

  • Artigos, para as contribuições mais importantes, que podem dar conta de tratamentos de conservação efectuados com recurso a estudos envolvendo outras disciplinas, apresentar estudos em património, mesmo que sem qualquer relação com intervenções de conservação e restauro ou constituir artigos de revisão sobre os materiais, as técnicas, a história ou as intervenções de conservação;
  • Intervenções, onde são apresentadas intervenções de conservação realizadas sem o recurso a estudos laboratoriais ou outros;
  • Notas, secção dedicada à divulgação de textos de temática semelhante à dos artigos e das intervenções, mas com menor dimensão;
  • Notícias, para a apresentação, mais ou menos detalhada, de projectos e investigações em curso;
  • Opiniões, onde são divulgadas opiniões pessoais, devidamente justificadas, sobre os diversos aspectos envolvidos na conservação, bem como notícias ou recensões sobre outras publicações ou acontecimentos relevantes. São incluídas aqui contribuições recebidas na forma de carta, bem como comentários a outras contribuições publicadas na revista.

 

Manuscritos

Idiomas

Embora a revista privilegie a utilização da língua portuguesa, poderão igualmente ser publicadas contribuições noutros idiomas, designadamente, inglês, francês, espanhol ou italiano. Ainda que a Direcção da revista use a variante do português europeu anterior ao acordo ortográfico de 1990, são igualmente aceites colaborações noutras variantes do português, como a variante do acordo ortográfico ou a variante brasileira. Nestes casos, como em qualquer outro idioma em que também existam variantes, de forma coerente deverá ser usada uma só variante em todo o texto.

Os textos destinados às secções de ArtigosIntervenções e Notas devem ter título e resumo em português e inglês e, se forem escritos noutro idioma, também devem ser acompanhados de título e resumo nesse mesmo idioma.

Organização dos textos

Excepto os textos destinados à secção de Opiniões, a organização de qualquer contribuição deve obedecer à seguinte estrutura geral: título no idioma do texto, em português e em inglês, nomes dos Autores e instituição, organização ou empresa a que pertencem e respectivos contactos, resumo, palavras-chave, texto, agradecimentos, referências bibliográficas, tabelas e figuras. Os textos destinados à secção de Opiniões, além do título no idioma do texto, deverão ter o título em português e em inglês.

Cada resumo não deve ultrapassar as 150 palavras e deve funcionar como um pequeno texto autónomo sem remeter para o texto principal. Deve haver resumos em português, em inglês e no idioma original do texto, se o mesmo for diferente daqueles. As palavras-chave, até um máximo de seis, devem ser apresentadas da mesma forma, isto é, em português, em inglês e no idioma original do texto. As palavras-chave devem ajudar a enquadrar o texto no seu contexto geral e devem complementar as palavras usadas no título, portanto, sem as repetir.

No caso de Autores estrangeiros, as versões em português do título, do resumo e das palavras-chave são facultativas. Se necessário, a Direcção da revista fará a tradução a partir das versões em inglês.

Os textos, sobretudo os de maiores dimensões, devem estar divididos em secções e subsecções, de acordo com o seu conteúdo.

Os textos devem ser cuidadosamente revistos tendo em atenção a correcção ortográfica e gramatical. As notas de rodapé devem ser evitadas e as referências à bibliografia devem ser feitas através de números entre parêntesis rectos.

Podem ser utilizadas tabelas e figuras, devendo usar-se esta última designação e não as de imagem, foto, fotografia, ilustração, esquema ou outra. Todas as tabelas e figuras devem estar referenciadas no texto através dos respectivos números. Tabelas e figuras devem ser colocadas no final, cada uma numa folha diferente, acompanhadas das respectivas legendas. Os Autores devem obter as permissões necessárias para a utilização de figuras ou outros materiais sujeitos a copyright. Ao usarem algo que não é da sua autoria, os Autores reconhecem que têm as necessárias permissões.

A bibliografia referenciada deve ser apresentada no final do texto através de lista numerada de acordo com o local de citação no texto e com o formato apresentado nas normas para autores.

Figuras

Além das figuras inseridas ao longo ou no final do documento do Word (com resolução suficiente para a avaliação do manuscrito), as figuras devem ser enviadas separadamente em ficheiros gráficos (tiff, jpeg, psd, pdf, entre outros) com resolução adequada à publicação. O nome de cada ficheiro deverá ser o número da figura. No caso de figuras compostas por diferentes partes (a, b, c, etc.), cada parte deverá corresponder a um ficheiro diferente.

As figuras que são montagens ou esquemas devem ser feitas pelos Autores e devem ser enviadas na forma de um só ficheiro gráfico. Não são adequadas montagens feitas no Word. No caso de gráficos e de esquemas, as cores e os símbolos devem ser empregues coerentemente. É sugerido o uso nas figuras da fonte Arial ou semelhante.

Declaração de disponibilidade de dados

Os autores que desejarem publicar declarações de disponibilidade de dados podem fazê-lo adicionando uma declaração após a secção Agradecimentos e antes da secção Referências. Adicione o título "Declaração de disponibilidade de dados" com uma formatação semelhante aos Agradecimentos. O texto da declaração pode ser muito simples, p. ex. O conjunto de dados gerados durante o presente estudo encontra-se disponível no repositório [NOME], [LINK WEB PERSISTENTE PARA DATASETS].

 

Referências bibliográficas

A lista final das referências bibliográficas citadas (e apenas estas) deve ser apresentada segundo a ordem de citação. Como modelo, sugere-se a consulta de artigos já publicados na revista.

No caso das referências bibliográficas que têm um Identificador de Objecto Digital (DOI), o mesmo deve ser indicado no final da referência.

Nota: É recomendado o uso de um software de citações (eg. Mendeley, EndNote, Zotero) para evitar duplicações de entradas, omissões ou deslocalizações. Se tiver o Mendeley instalado no computador pode abrir o Style Library no Mendeley Desktop e abrir ‘Get More Styles’, sendo que de seguida no ‘Download Style’ copiar o seguinte URL https://csl.mendeley.com/styles/19983781/ConservarPatrimonioMendeley pressionando de seguida a tecla ‘Download’.

Para as situações mais comuns, o formato das referências é o seguinte:

Livro

Formato:

  • Apelido, Iniciais dos nomes próprios; Apelido, Iniciais dos nomes próprios, Título em Itálico e Maiúsculas, vol. [se houver mais do que um volume], edição [se não for a 1.ª], Editora, Local (data), doi ou url (data de acesso no formato ano-mês-dia – no caso de endereços não permanentes).

Exemplos:

  • Bomford, D.; Dunkerton, J.; Gordon, D.; Roy, A., Art in the Making. Italian Painting Before 1400, National Gallery, London (1989).
  • Douglas, J., Building Surveys and Reports, 4th ed., Wiley-Blackwell, Chichester (2011), https://doi.org/10.1002/9781444391091.
  • Berrie, B. H. (ed.), Artists’ Pigments. A Handbook of their History and Characteristics, vol. 4, National Gallery of Art – Archetype Publications, Washington – London (2007).
  • Deneffe, D.; Fransen, B.; Henderiks, V.; Mund, H., Early Netherlandish Painting. A Bibliography. 1999-2009, Centre d’Étude des Primitifs Flamands (2011), http://xv.kikirpa.be/fr/publication.htm#Bijdragen (acesso em 2013-06-17).

Capítulo de livro ou comunicação em volume de actas

Formato:

  • Apelido, Iniciais dos nomes próprios, ‘Título do capítulo ou da comunicação em minúsculas’, in Título do Livro em Itálico e Maiúsculas, ed. Iniciais dos nomes próprios e apelido do autor ou organizador do livro, vol. [se houver mais do que um volume], edição [se não for a 1.ª], Editora, Local (data) 1.ª página-última página, doi ou url (data de acesso no formato ano-mês-dia – no caso de endereços não permanentes).

Exemplos:

  • McManus, N. C.; Townsend, J. H., ‘Watercolour methods, and materials use in context’, in William Blake. The Painter at Work, ed. J. H. Townsend, Tate Publishing, London (2003) 61-79.
  • Chastang, Y., ‘The conservation of two pietre dure and gilt-bronze-mounted cabinets made by Domenico Cucci for Louis XIV’, in The Decorative: Conservation and the Applied Arts, ed. S. Cather, A. Nevin, J. H. Townsend, M. Spring, J. K. Atkinson & D. Eastop, IIC, London (2012) 73-79, https://doi.org/10.1179/2047058412Y.0000000016.

Artigo de revista

Formato:

  • Apelido, Iniciais dos nomes próprios, ‘Título do artigo em minúsculas’, Revista em Itálico e Maiúsculas volume em negrito(Fascículo) (data) 1.ª página-última página, doi ou url (data de acesso no formato ano-mês-dia – no caso de endereços não permanentes).

Exemplos:

  • Carr, D. J.; Young, C. R. T.; Phenix, A.; Hibberd, R. D., ‘Development of a physical model of a typical nineteenth-century English canvas painting’, Studies in Conservation 48(3) (2003) 145-154, https://doi.org/10.1179/sic.2003.48.3.145.
  • Cultrone, G.; Madkour, F., ‘Evaluation of the effectiveness of treatment products in improving the quality of ceramics used in new and historical buildings’, Journal of Cultural Heritage 14(4) (2013) 304-310, https://doi.org/10.1016/j.culher.2012.08.001.
  • Le Gac, A.; Seruya, A. I.; Lefftz, M.; Alarcão, A., ‘The main altarpiece of the Old Cathedral of Coimbra (Portugal): Characterization of gold alloys used for gilding from 1500 to 1900’, ArcheoSciences 33 (2009) 423-432, http://archeosciences.revues.org/2562.

Internet (documentos com conteúdo que pode ser alterado)

Formato:

  • Apelido, Iniciais dos nomes próprios, ‘Título do documento em minúsculas’ (data do documento), in Nome do Site em Itálico e Maiúsculas, Instituição, url (data de acesso no formato ano-mês-dia).

Exemplos:

  • ‘Azurite’, in Cameo, Museum of Fine Arts, Boston, http://cameo.mfa.org/wiki/Azurite (acesso em 2013-07-16).
  • Tracing Bosch and Bruegel: Four Paintings Magnified, http://www.bosch-bruegel.com/index.php (acesso em 2013-07-16).

Material não publicado

Formato:

  • Apelido, Iniciais dos nomes próprios, ‘Título em minúsculas’, tipo de documento, Instituição, Local, Dados de acesso (data).

Exemplos:

  • Varley, A. J., ‘Statistical image analysis methods for line detection’, tese de doutoramento, University of Cambridge, Cambridge (1999).
  • Holanda, F., ‘Do tirar pelo natural’, manuscrito, Academia das Ciências de Lisboa, Lisboa, Ms. Azul 650 (1790).
  • ‘Folhas da obra da Igreja e o mais que ficou arruinado por cauza do terramoto que houve em dia de todos-os-santos do ano de 1755’, manuscrito, Arquivo Histórico da Misericórdia, Almada, Maço 6, n.º 15, L.º 25–A (1757).

 

Declaração sobre as figuras

No caso de existirem figuras de terceiros, deve ser assinada declaração em como não há problemas relacionados com o seu uso:

  • Modelo de declaração para manuscrito com um só autor: docx.
  • Modelo de declaração para manuscrito com vários autores: docx.

 

Direitos

A revista e os artigos são publicados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional, que pode ser consultada em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt.

Os Autores podem disponibilizar os ficheiros pdf dos respectivos artigos pelos meios que entenderem. Portanto, a revista permite o auto-arquivo da versão publicada sem qualquer restrição.

Os Autores podem usar noutras publicações (no todo ou em parte) o conteúdo dos seus artigos (texto e figuras), inclusivamente com adaptações, devendo fazer referência, no entanto, à sua publicação original na Conservar Património.

Os Autores autorizam a ARP a livremente republicar os respectivos artigos em qualquer outra publicação que venha a promover (por exemplo, recolha de artigos seleccionados), independentemente do suporte que a mesma venha a ter e de eventual alteração gráfica.

 

Lista de verificação

Manuscrito

  • O manuscrito foi revisto cuidadosamente (forma e conteúdo)
  • Foi aprovado por todos os autores
  • É original, não está a aguardar publicação e não foi submetido noutro local
  • Cumpre os restantes princípios éticos enunciados nas normas para autores

Ficheiro de texto

  • Segue o template
  • Está em formato doc ou docx
  • Não tem notas de rodapé nem de final de texto

Título, resumo e palavras-chave

  • O manuscrito tem título, resumo e palavras-chave no idioma do documento
  • O manuscrito tem título, resumo e palavras-chave em inglês
  • O manuscrito tem título, resumo e palavras-chave no idioma em português (excepto no caso dos autores não dominarem o português)
  • O resumo não excede significativamente 150 palavras
  • As palavras-chave são, no máximo, em número de seis

Autores

  • O manuscrito tem a afiliação detalhada de todos os autores
  • Está indicado o ORCID dos autores que o possuem
  • Está indicado um autor correspondente

Texto

  • As abreviaturas estão definidas quando são usadas pela primeira vez no texto (abreviaturas que não são comuns devem ser evitadas no resumo)
  • Os agradecimentos estão numa secção separada no final do manuscrito, antes da lista de referências

Referências bibliográficas

  • As referências bibliográficas estão identificadas através do sistema numérico
  • A lista final de referências está formata de acordo com as normas para autores
  • Todas as referências incluídas na lista de referências encontram-se citadas no texto, e vice-versa

Figuras

  • As figuras estão todas referenciadas no texto
  • As legendas estão junto da figura ou no final do manuscrito
  • As figuras estão em ficheiros jpg, tif ou psd identificados com o respectivo número
  • As figuras têm, pelo menos, cerca de 1000 pixels de largura (resolução original, sem ampliação)
  • Se houver figuras de terceiros, foram obtidas as necessárias autorizações e está assinado o documento disponível aqui

Tabelas

  • As tabelas estão todas referenciadas no texto
  • Estão no ao longo ou no final do manuscrito
  • Têm título
  • São apresentadas na forma de texto

 

Submissão dos manuscritos

A submissão de um manuscrito pressupõe que os respectivos Autores aceitam os princípios éticos.

A submissão de um manuscrito pressupõe que o essencial do mesmo não se encontra publicado nem se encontra em apreciação noutra revista ou noutra publicação. São excepções as teses, os relatórios de circulação limitada à instituição em que são realizados, a documentação fornecida apenas aos participantes de congressos ou outras reuniões - que não põem em causa este princípio.

O manuscrito terá de ser preparado utilizado o template da revista. As figuras, como já foi explicado, devem ser submetidas em ficheiros gráficos.

As colaborações devem ser submetidas online. Registe-se no Sistema de Gestão Editorial e no seu perfil registe-se com a função de Autor (por defeito apenas estará registado como leitor). Depois clique em Nova Submissão. A submissão inclui o manuscrito em Word e os ficheiros originais das figuras (e a declaração de figuras de terceiros quando necessário). Nos comentários para o Editor deve ser mencionado se a submissão é para um número temático e indicados os nomes, afiliações e endereços de email de dois possíveis revisores.

A revista não cobra taxas de submissão nem de processamento ou publicação de artigos.

 

Avaliação dos manuscritos

Todas as colaborações não convidadas submetidas para publicação são alvo de uma primeira avaliação de natureza geral por parte da Direcção com vista à determinação do seu interesse e da sua adequação à revista. Após parecer favorável, são sujeitas a avaliação anónima por pares (peer reviewing). Sempre que possível, nessa avaliação participarão membros do Conselho Editorial. As colaborações convidadas não estão sujeitas a este processo. As colaborações destinadas à secção de Opiniões podem passar apenas pela avaliação da Direcção.

Em qualquer caso, a opinião dos Autores não traduz necessariamente a opinião da ARP ou da Direcção ou do Conselho Editorial da revista e são os Autores os únicos responsáveis pelas opiniões manifestadas, mesmo nas situações em que são sugeridas modificações aos textos inicialmente submetidos.