Levantamento documental sobre a vida e obras de pintura mural da artista brasileira Gilda Neuberger (1911-2011)

Autores

  • Glauzia Wanzeller Martins Laboratório HERCULES | IN2PAST, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3033-2394
  • Natália Gomes Universidade Federal de São Paulo, Estrada do Caminho Velho 333- Jd. Nova Cidade, Guarulhos, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5598-2027
  • Teresa Ferreira Laboratório HERCULES | IN2PAST, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, Évora, Portugal; Departamento de Química e Bioquímica, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Rua Romão Ramalho 59, Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7902-8900
  • Milene Gil Casal Laboratório HERCULES | IN2PAST, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva 8, Évora, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5779-2630

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp31051

Palavras-chave:

Gilda Gelmini Neuberger, Percurso artístico, Pintura mural, Afresco em suportes móveis, Falso afresco

Resumo

Gilda Gelmini Neuberger (1911-2011), com mais de 60 anos de carreira, foi uma das raras artistas a produzir afrescos no Brasil durante o século XX. Também foi provavelmente a única artista brasileira a experimentar essa técnica em suportes não convencionais, assim como falso afrescos cujo significado é ainda ambíguo na comunidade artística. No Brasil, a artista foi pupila de Cândido Portinari e de Edson Motta e, em Itália, de Bruno Saetti. Este artigo baseia-se em pesquisas de fontes primárias e secundárias, incluindo depoimentos orais de pessoas que conviveram com Gilda Neuberger ou conheceram o seu trabalho. O objetivo é dar a conhecer a sua trajetória artistica e aferir potenciais influências de seus pares nas suas obras. O artigo também apresenta  detalhes do processo de execução e destaca a originalidade dos seus afrescos em variados suportes, que serão futuramente investigados do ponto de vista analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

‘Biografia Gilda G. Neuberger’, in Gilda Gelmini Neuberger, http://gildagelminineuberger.com.br/index.php/biografia (acesso em 2022-10-02).

Martins, G. W., Entrevista com Edson Motta Jr, conservador-restaurador e professor da Universidade Federal do RJ, Brasil, e filho de Edson Motta, Outubro de 2022.

Freitas, P. M. S., ‘Panorama das artes decorativas entre 1950 e 1960’, ARTis ON 1 (2015) 161-172, https://doi.org/10.37935/aion.v0i1.22.

‘Candido Portinari’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10686/candido-portinari (acesso em 2022-02-10).

‘Di Cavalcanti’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa971/di-cavalcanti (acesso em 2022-10-10).

‘Fulvio Pennacchi’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18765/fulvio-pennacchi (acesso em 2022-10-10).

‘Clóvis Graciano’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5507/clovis-graciano (acesso em 2022-10-10).

‘Sigaud’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9338/sigaud (acesso em 2022-10-10).

‘Edson Motta’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8639/edson-motta (acesso em 2022-10-02).

Martins, G.W, Arte e Química: uma caracterização transdisciplinar no estudo das obras afresco e falso afresco de Gilda Neuberger (1911-2011), Dissertação de doutoramento, Departamento de Química, Universidade de Évora, Évora.

Dazzi, C., 'Os estudos sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: contexto historiográfico, omissões históricas e novas perspectivas', Visualidades 11(1) (2013) 109–131.

‘Georgina de Albuquerque’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21325/georgina-de-albuquerque (acesso em 2022-02-10).

‘Henrique Cavalleiro’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6110/henrique-cavalleiro.(acesso em 2022-02-10).

‘Pintora utiliza técnica italiana para afrescos’, O Globo 498 (1991) s.p..

Bovo, T. T., Arte religiosa de Candido Portinari: Entre o social, o político e o sagrado, Dissertação de doutoramento, Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo (2019), https://teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15042019-103434/publico/2018_ThaisThomazBovo_VCorr.pdf (acesso em 2024-02-07).

Fabris, A., ‘Portinari e a arte social’, Estudos Ibero-Americanos 31(2) (2005) 79-102, https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.2.1339.

Arêdes, A. C. M., ‘Os traços modernistas da pintura de Candido Portinari’, Contemporâneos 3 (2009), https://revistacontemporaneos.com.br/n3/pdf/portinari.pdf (acesso em 2024-05-17).

Piazza, M. de F. F., Os afrescos nos trópicos Portinari e o Mecenato Capanema, Dissertação de doutoramento, Departamento de História, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina (2003), https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/84826 (acesso em 2023-10-12).

Nicodemo, T. L., 'O Modernismo de estado e a política cultural brasileira na década de 1940: Candido Portinari e Gilberto Freyre nos EUA', Landa (2016) 320–349, https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/177501/22.%20DOSSIER%202%20Thiago%20Nicodemo%20%20O%20Modernismo%20de%20estado...%20PT.pdf?sequence=1 (acesso em 2023-11-15).

‘Aluna de Portinari vai expor’, Cruzeiro do Sul 26320 (1994) sp, https://digital.jornalcruzeiro.com.br/pub/cruzeirodosul/?edicao=27477&ipg=548353&keywords=Aluna%20de%20Portinari%20vai%20expor (acesso em 2024-02-08).Rosas Jr., J., Catálogo das Jóias e Pratas da Coroa, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa (1954).

Neuberger, G.G., ‘Porque sou pintora e o que apresento’, carta manuscrita (1991).

‘Gilda Neuberger expõe afresco em Sorocada’, Cruzeiro do Sul 26326 (1994) 17, https://digital.jornalcruzeiro.com.br/pub/cruzeirodosul/?edicao=27486&ipg=548462&keywords=Gilda%20Neuberger%20exp%F5e%20afrescos%20em%20Sorocaba (acesso em 2022-10-16).

Paiva, M.; Aguiar, M.; Vieira, E., ‘O reentelamento com compostos de cera-resina: o aprendizado de Edson Motta no Fogg Conservation Center e a adaptação à realidade brasileira’, Conservar Património 36 (2020) 82-89, https://doi.org/10.14568/cp2019015.

Macedo. F., ‘Una experiencia artística de innovación sociocultural en la edificación del Modernismo en Brasil: el Núcleo Bernardelli’, EARI Educación artística: revista de investigación 4 (2013) 165-178, https://ojs.uv.es/index.php/eari/article/view/2667/9914 (acesso em 2023-10-14).

‘Biografi Di Saetti Bruno’, in Vannucchi Arte, https://vannucchiarte.com/autore.php?artista=saetti-bruno (acesso em 2022-12-20).

Solmi, F.; Pasquali, M.; Saetti, Senza Editore, Ferrara, Bologna (1982).

‘46ª Salão Nacional de Belas Artes’, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1940).

47ª Salão Nacional de Belas Artes, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1941).

42 anos de premiações nos Salões Oficiais 1934/1976, Catálogo, Edições FUNARTE, Rio de Janeiro (1980).

48ª Salão Nacional de Belas Artes, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1942).

49ª Salão Nacional de Belas Artes, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1943).

50ª Salão Nacional de Belas Artes, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1944).

51ª Salão Nacional de Belas Artes, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1940).

52ª Salão Nacional de Belas Artes, Catálogo, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (1947).

1º Salão Municipal de Belas Artes, Catálogo, Prefeitura do Distrito Federal, Rio de Janeiro (1949).

‘Na galeria do Ibeu, Os 13 novíssimos 88’, O Globo Copacabana 328 (1988) s.p..

‘Salão de Artes fica no Rio até dia 27’, Jornal do Commercio 00282(1) (1988) 12, https://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=364568_17&pagfis=82298 (acesso em 2024-02-19).

‘Mostras e outras notícias sobre o mercado carioca’, Jornal do Commercio 00282(1)(1988) 12, https://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=364568_17&Pesq=Gilda%20Neuberger&pagfis=80757 (acesso em 2024-02-19).

‘Exposições’, Jornal do Brasil 00094(1) (1989) 5, https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20198&hf=memoria.bn.br&pagfis=269131 (acesso em 2024-02-19).

‘Exposições’, Jornal do Brasil 00096(1) (1989) 5, https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20198&hf=memoria.bn.br&pagfis=269274 (acesso em 2024-02-19).

‘Exposições’, Jornal do Brasil 00103(1) (1989) 6, https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20198&hf=memoria.bn.br&pagfis=269971 (acesso em 2024-02-19).

‘Exposições’, Jornal do Brasil 00107(1) (1989) 5, https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20198&hf=memoria.bn.br&pagfis=270480 (acesso em 2024-02-19).

‘Pintora tem no afresco sua forma de expressão’, O Globo Tijuca (1991) 10.

‘Artes Plásticas’, Jornal do Commercio 00248(1) (1990), https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_18&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20199&hf=memoria.bn.br&pagfis=5880 (acesso em 2024-02-19).

‘Arte e música na Happy Hour do Scotton Bar e Restaurante’, Jornal do CER Publicação da Sociedade Civil Centro Empresarial Rio 61 (1991) 4.

‘Happy Hour com arte e música, une Scotton Bar e grupo Disegno’, Jornal do CER Publicação da Sociedade Civil Centro Empresarial Rio 61 (1991) s.p..

‘Areia e Cal’, Tribuna da Imprensa (RJ) 12831(1)(1991) s.p., https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=154083_05&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20199&hf=memoria.bn.br&pagfis=10570 (acesso em 2024-02-19).

‘A modernização do afresco’, Jornal do Commercio 00135(1) (1992) 40, https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_18&pesq=Gilda%20Neuberger&pasta=ano%20199&hf=memoria.bn.br&pagfis=23795 (acesso em 2024-02-19).

‘Abre hoje exposição de Gilda Neuberger’, A Tribuna (1992) s.p..

‘Gilda Neuberger em evidência’, O Povo (1992) s.p..

‘Afresco na Alemanha’, Jornal do Commercio (1993) s.p..

Maia, C., ‘Decreto n° 13.057’, Administração da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (1994) 1, http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4722991/4121891/097DECRETO13057PainelAfrescodeGildaGeminiNeuberger.pdf (acesso em 2022-10-10).

Caetano, J. I.; Pestana, J. A., 'A Pintura Mural: O que é', in Pintura Mural: Intervenções de Conservação e Restauro, org. L. Sebastian, Porto (2020) 14-15, https://app.box.com/s/u7y5poee8wlnvtx4rgbxno8tzenhlkfg (acesso em 2024-02-07).

Gil, M., ‘A conservação e restauro da pintura mural nas fachadas alentejanas: estudo científico dos materiais e tecnologias antigas da cor’, Dissertação de Doutoramento, Departamento de Conservação e Restauro, Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica (2009), http://hdl.handle.net/10362/50252 (acesso em 2022-10-10).

‘Vicente de Percia’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18866/vicente-de-percia (acesso em 2022-10-17).

Martins, G. W., Entrevista com Hilda Neuberger, filha de Gilda Neuberger, Maio de 2022.

‘Ferreira Gullar’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa287/ferreira-gullar (acesso em 2022-10-17).

‘Maurício Magalhães Carvalho’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa552035/mauricio-magalhaes-carvalho (acesso em 2022-10-17).

A Tribuna https://www.at.com.br/jornal (acesso em 2022-12-13).

Duarte, M. C. C., A arte e a técnica do afresco curso de pintura tradicional, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (2013), http://www.coc.fiocruz.br/images/stories/PDFs/afresco_projeto.pdf (acesso em 2022-10-10).

Casa de Oswaldo Cruz, http://coc.fiocruz.br/ (acesso em 2022-10-21).

‘Lydio Bandeira de Mello’, in Enciclopédia Itaú Cultural, https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23695/lydio-bandeira-de-mello (acesso em 2023-07-25).

Protótipo didático detalhando as etapas da técnica que a artista Gilda Neuberger aprendeu com Bruno Saetti, para a produção de afresco sobre tela, s.d., s.l..

Bondarczuk, J. G., Exames técnico-científicos em projetos de restauração de afrescos: estudo de uma pintura de alunos de Edson Motta, Trabalho final de Curso, Departamento de Conservação e Restauro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2020).

Souza, E. S., ‘Entre Terezinha, Joana e Tereza: as múltiplas faces de uma artista plástica’, XI Encontro Nacional de História Oral, Memória, Democracia e Justiça, Associação Brasileira de História Oral, Universidade Federal do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro (2012) 1-13, https://www.encontro2012.historiaoral.org.br/resources/anais/3/1340416387_ARQUIVO_ABHO_artigo_.pdf (acesso em 2022-02-08).

Morales, A, F., La pintura mural: su soporte, conservación, restauración y las técnicas modernas, 2ª ed., Universidad de Sevilla, Sevilla (1998), https://books.google.co.ve/books?id=K99s3ZVkawQC&printsec=copyright&hl=es#v=onepage&q&f=false (acesso em 2022-10-20).

Santos, A. O., Educação matemática e arte: um estudo da representação em perspectiva nas pinturas do renascimento, Trabalho final de curso, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina (2006), https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96522/Andrea_Oriques_Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y (acesso em 2023-13-11).

Gil, M.; Costa, M.; Cardoso, A.; Valadas, S.; Helvaci, Y.; Bhattacharya, S.; Moita, P.; Candeias, A., ‘On the two working palettes of Almada Negreiros at DN building in Lisbon (1939–1940): first analytical approach and insight on the use of Cd based pigments’, Heritage 4 (2021) 4578–4595, https://doi.org/10.3390/heritage4040252.

Motta, E.; Salgado, M. L. G., Iniciação à pintura, 4ª ed., Editora Nova Fronteira S.A., Rio de Janeiro (1976), https://www.academia.edu/40328371/Inicia%C3%A7%C3%A3o_a_Pintura_Edson_Motta (acesso em 2022-10-17).

Lomax, S. Q., ‘Phthalocyanine and quinacridone pigments: their history, properties and use’, Studies in Conservation 50 (2005) 19-29, https://doi.org/10.1179/sic.2005.50.Supplement-1.19.

Martins, G. W., Entrevista com Hilda Neuberger, Outubro de 2022.

‘Ficha de informação de segurança de produtos químicos do pigmento azul da marca Xadrez’, in LANXESS, LANXESS Energizing Chemistry, 1-9, https://www.tbr.ind.br/wp-content/uploads/2020/12/Xadrez-Azul.pdf (acesso em 2022-10-20).

Protótipo de Gilda Neuberger referente à realização de afrescos sobre suporte móvel (fonte: acervo familiar).

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Wanzeller Martins , G., Gomes, N. ., Ferreira, T. ., & Gil Casal, M. (2024). Levantamento documental sobre a vida e obras de pintura mural da artista brasileira Gilda Neuberger (1911-2011). Conservar Património, 48, 15–31. https://doi.org/10.14568/cp31051

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)