Caracterização material das pinturas de modelo nu da coleção da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp2021006Palavras-chave:
Pintura de modelo nu, Espectroscopia Raman, EDXRF, Radiografia, Refletografia de Infravermelhos, SEM-EDSResumo
Este estudo ilustra a caracterização analítica de 20 pinturas académicas de nu do acervo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, realizadas entre 1899 e 1918. O estudo foi realizado com métodos in situ (reflectografia de infravermelho, radiografia e EDXRF) e técnicas microanalíticas (micro-Raman, micro-FTIR e SEM-EDS). A reflectografia de infravermelho revelou desenhos subjacentes, pinturas subjacentes, estilo de pintura e métodos de execução. As técnicas analíticas permitiram a identificação de diversos materiais de pintura, tais como gesso, branco de chumbo, branco de bário, branco de zinco, ocre amarelo, amarelo de crómio, amarelo de zinco, ocre vermelho, vermelhão, azul ultramarino, hematite, vermelho de Marte e negro de carvão. Este estudo fornece informação relevante sobre a paleta de pinturas de nu académico e sua técnica de produção artística. Por fim, pretende-se continuar um estudo analítico sistemático deste acervo, permitindo a caracterização de mestres pintores, estudantes e outros autores.
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