A transdisciplinaridade da preservação: programas de pós-graduação relacionáveis à conservação e restauração no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp2019047Palavras-chave:
Formação continuada, Preservação do patrimônio cultural, Conservador-restauradorResumo
A esfera do conhecimento engloba gradações complexas. A evolução delas diferencia-se de acordo com a aproximação e relações entre as disciplinas. A transdisciplinaridade resulta do processo interdisciplinar, cujas relações são profundas e cooperativas. Levando isso em consideração e o fato de que o Brasil não possui mestrados e doutorados em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, esta pesquisa almejou levantar os programas de pós-graduação que acolheram projetos na área da conservação e restauração no Brasil de forma interdisciplinar. Para tanto, listou-se as áreas do conhecimento que apresentavam fortes relações com a área partindo do conteúdo das matrizes curriculares dos cursos dessa graduação existentes no país. Depois, foi realizada uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, filtrando-se os resultados com as disciplinas elencadas previamente. Tal estudo permitiu identificar programas e instituições que desenvolveram projetos na área da conservação e restauração, trazendo diálogos transdisciplinares ao campo da preservação.
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