Intervenção de conservação e restauro num altar doméstico japonês

Autores

  • João Henrique Macedo Marrocano AntiquesandCrafts, Arte Contemporânea/ Conservação e Restauro, Rua Ferreira de Castro nº 107, 2775-765 Carcavelos, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2677-527X

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp25147

Palavras-chave:

Conservação, Restauro, Mobiliário, Altar doméstico, Butsudan, Urushi

Resumo

A intervenção de conservação e restauro efetuada num altar doméstico japonês, do século XIX, pertencente à Fundação Oriente - Museu do Oriente, em Lisboa, teve como objetivos a reposição da sua utilidade funcional, a estabilização e reparação de problemas físicos e estruturais, e a restituição da sua unidade cromática. Na resposta a estes problemas, houve a necessidade de atender à problemática que a preservação de objetos lacados asiáticos tem vindo a evidenciar, não só em relação aos critérios japoneses mas, sobretudo, em relação às questões conservativas adotadas no ocidente. Nesse sentido, a ponderação dos critérios da intervenção passou por tratamentos orientados segundo critérios de intervenção mínima e de salvaguarda da reversibilidade e da compatibilidade dos materiais e técnicas utilizadas, privilegiando-se materiais há muito conhecidos e que tivessem o mínimo impacto da intervenção no bem e no seu processo de envelhecimento natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Buckley, S., ‘Butsudan and Kamidana’, in Encyclopedia of contemporany Japanese culture, ed. S. Buckley, Routledge, London and New York (2002) 56-57.

Rambelli, F., ‘Home Buddhas: historical processes and modes of representation of the sacred in the Japanese Buddhist family altar (Butsudan)’, Japanese religions 35(1-2) (2010) 63-86, https://www.academia.edu/19610348/Home_Buddha (acesso em 2023-12-16).

Pinto, R. J. S. de S., Os princípios da arquitectura tradicional japonesa e os seus reflexos na contemporaneidade, Dissertação de mestrado, departamento de arquitetura, Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa (2016), http://repositorio.ulusiada.pt/handle/11067/3269 (acesso em 2021-05-06).

Pinto, M. H. M., Namban lacquerware in Portugal, Edições Inapa, Lisboa (1990).

Curvelo, A.; Pereira, F. A.; Pimpaneau, J.; Pinto, C. A., Museu do Oriente, Lisboa, Ludion, Gent (2009).

Cruz, A.; Revez, M.; Figueira, F., ‘Sobre a importância das publicações para a conservação do património’, Conservar património 25 (2017) 7-10, https://doi.org/10.14568/cp25fm2.

Piguet, B., ‘Artd’Orient et d’ Extréme – Orient’, in Catalogue Hôtel dês Ventes, lote 833, Genebra (2015), https://issuu.com/hoteldesventes/docs/hdv-vente-decembre-2015-catalogue-p (acesso em 2021-05-07).

Eades, C.; Nishiyama, Y.; Yanase, H., ‘The work of the cabinet maker (kijish)’, Ritsumeikan research repository 1(2005) 1-24, https://doi.org/10.34382/00012290 (acesso em 2023-12-16).

Riley, N., The care of antiques & works of art, Craft Publishing, London (2009).

Blackburn, G., ‘Doors for furniture’, in The best of fine wood working, building furniture, The Taunton Press, Newtown (2007) 94-98.

Hoadley, R. B., ‘Chemical and physical properties of wood’, in The structural conservation of panel paintings: proceeding of a symposium at the J. Paul Getty Museum, eds. K. Dardes & A. Rothe, The Getty Conservation Institute, Los Angeles (1995) 2-20, Structural Conservation of Panel Paintings: Proceedings (1998) (getty.edu) (acesso em 2021-05-07).

Moncada, M. C. de, Peritagem em arte, Edição Policopiada, Tomar (2006).

‘Ética. E.C.C.O. Directrizes profissionais I, II, III’, in ARP-Associação Profissional de Conservadores Restauradores de Portugal (2002), Ética – ARP (acesso em 2023-12-16).

Yokoki, T., ComunicaçãoPessoal, Lisboa, 6 de Novembro, 2020.

Haino, A., ‘Sano Chokan, the urushimaster, studied through his work’, in Urushi: proceedings of the urushi study group, eds. N. S. Brommelle & P. Smith, Getty Conservation Institute, Marina del Rey (1988) 31-35, Urushi: Proceedings of the Urushi Study Group (getty.edu) (acesso em 2023-12-12).

Kitamura, K., ‘Some thoughts about conserving urushi art objects in Japan, an example of conservation work’, in Urushi: proceedings of the urushi study group, eds. N. S. Brommelle & P. Smith, Getty Conservation Institute, Marina del Rey (1988) 133-120, Urushi: Proceedings of the Urushi Study Group (getty.edu) (acesso em 2023-12-12).

Umney, N.; Rivers, S., Conservation of furniture, Butterworth-Heinemann, Oxford (2002).

Ordónez, C.; Ordónez, L.; Rotaeche, M., El mueble, su conservación y restauración, 2ª ed., Nerea/Nardini, San Sebastián (2002).

Masschelein-Kleiner, L., Los solventes, Traduzido por A. Concha, Dirección de Bibliotecas Archivos y Museos, Centro Nacional de Conservación y Restauración, Santiago do Chile (2004).

Cassini, M.; Jones, A., The art of woodworking, restoring antiques, Time-LifeBooks, Alexandria (1995).

New, B., ‘The painted support: properties and behaviour of wood’, in The conservation of panel paintings and related objects. Research agenda 2014-2020, eds. N. Kos & P. van Duin, Netherlands Organisation for Scientific Research e Rijksmuseum Amsterdam, The Hague (2014) 19-71, https://www.nwo.nl/sites/nwo/files/documents/The conservaton of panel paintings and related objects.pdf (acesso em 2021-01-14).

Hull, B., Historic millwork: a guide to restoring and re-creating doors, windows and moldings of the late nineteenth through mid-twentieth centuries, John Wiley & Sons, Hoboken (2003).

Riesco, G. H., ‘Soldeo Fuerte y Brando’, in Manual del soldador, Sesol, Madrid (2006) 387-403.

Nunes, S., Comunicação Pessoal – Metalúrgica Artística da Penha LDA, Lisboa, 20 de Setembro, 2016.

Segurado, J. E. dos S., Trabalhos de carpintaria civil, Livraria Bertand, Lisboa (1949).

Colglazier, D. E., ‘Glazes and toners add color and depth, layered finishes allow correction, enhancement’, in More finishes and finishing techniques – The best of fine woodworking, Taunton Press, Newtown (1997) 101-105.

Masschelein-Kleiner, L., Ancient binding media, varnishes and adhesives, ICCROM, Roma (1995).

Mills, J. S.; White, R., The organic chemistry of museum objects, Butterworths, London (1987).

Nakajima, T., ‘Conservation of Chinese urushi: methods and difficulties’, in Urushi: proceedings of the urushi study group, eds. N. S. Brommelle & P. Smith, Getty Conservation Institute, Marina del Rey (1988) 87-89, , Urushi: Proceedings of the Urushi Study Group (getty.edu) (acesso em 2023-12-12).

Pormenores do Butsudan antes da intervenção: aplicações de elementos volumétricos entalhados e decoração de motivos vegetalistas dourados no lacado (fotografias Gonçalo Barriga, Fundação Oriente)

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Marrocano, J. H. M. (2024). Intervenção de conservação e restauro num altar doméstico japonês. Conservar Património, 45, 94–113. https://doi.org/10.14568/cp25147

Edição

Secção

Intervenções