Propostas de organização e visualização de dados para melhorar a gestão e a compreensão de obras complexas

Autores

  • Arianne Vanrell Vellosillo Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid, España

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp2016033

Palavras-chave:

Conservação, Pesquisa, Humanidades Digitais, Big data, Modelos de visualização

Resumo

A adaptação de alternativas de pesquisa através do uso de técnicas desenvolvidas em projetos de Humanidades Digitais permite gerenciar e analisar grandes quantidades de dados de propostas artísticas complexas. A sua implementação facilita a obtenção de resultados e a compreensão e avaliação de características e singularidades que determinam e condicionam as decisões de gestão, disseminação, conservação e restauro. As ontologias específicas para cada investigação servem para criar bases de dados que permitem ordenar e compartilhar informações em larga escala de forma dinâmica e acessível através de modelos de visualização baseados em grafos,
linhas cronológicas e gráficos. Graças às ferramentas computacionais, é possível armazenar e estruturar informações de forma acessível e segura. Esta metodologia incentiva a análise objetiva e multidisciplinar de dados para criar novos conhecimentos e é proposta como alternativa em projetos de pesquisa em que é necessário analisar, comparar e compreender as singularidades de múltiplas variáveis para encontrar respostas adaptadas a cada pesquisa.

 

Received: 2016-11-30
Revised: 2018-1-7
Accepted: 2018-3-19
Online: 2018-5-3
Publication: 2019-1-10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] Scholte, T.; 't Hoen, P., Inside Installations. Preservation and Presentation of Installation Art, Instituut Collectie Nederland, Research - The Netherlands, Foundation for the Conservation of Contemporary Art, Amsterdam (2007), http://www.sbmk.nl/uploads/inside-installations-kl.pdf (acceso en 2018-1-1).

[2] Polacek, R. (ed.), 'PRACTICS: a pilot project for cultural mobility' (2011), informe, http://on-the-move.org/files/PRACTICS_final_report_Nov_2011.FINAL_Version.pdf (acceso en 2017-1-7).

[3] Vanrell, A., 'Dennis Oppenheim, Circle Puppets, 1994', en Inside Installations. Preservation and Presentation of Installation Art, ed. T. Scholte & P. 't Hoen, Instituut Collectie Nederland, Research - The Netherlands, Foundation for the Conservation of Contemporary Art, Amsterdam (2007) 25, http://www.sbmk.nl/uploads/inside-installations-kl.pdf (acceso en 2018-1-1).

[4] Vanrell, A., 'Updating knowledge in conservation criteria. Circle Puppets case study', en Inside e Installations: Theory and Practice in the Care of Complex Artworks, ed. T Scholte & G. Wharton, Amsterdam University Press, Amsterdam (2011) 131-142.

[5] Vanrell, A., 'L´étude d'installations d´art dans le project INCCA «Inside Installations» et leur evolution dans la mise en ouvre de protocoles d'étude des collections d'art électronique, d'installations vidéo et de net art au Département de conservation-restauration du MNCARS', en Art d'Aujourd'hui - Patrimoine de Demain. Conservation et Restauration des Oeuvres Contemporaines, SFIIC, Paris (2009) 230-236.

[6] Vanrell, A. 'Proyecto Inside Installations en América Latina. 1ª fase: difusión, preparación y puesta en marcha', en Actas de las 10ª Jornadas de Conservación-Restauración del Grupo Español de Arte Contemporáneo del IIC-GEIIC, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid (2009) 217-221.

[7] Vanrell, A; Baldomá G.; Muvich, V., 'Proyecto Inside Installations en América Latina. 2ª fase: aplicación, resultados y difusión', en Actas de las 11ª Jornadas de Conservación-Restauración del Grupo Español de Arte Contemporáneo del IIC-GEIIC, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid (2010) 15-26.

[8] 'Symposium: Contemporary Art: Who Cares? (2010)', en INCCA, https://www.incca.org/events/symposium-contemporary-art-who-cares-2010 (acceso en 2017-1-7).

[9] Vanrell, A., 'El (nuevo) papel del conservador restaurador en la conservación y comprensión de obras de nuevas tecnologías', en Actas del Congreso GEIIC, (Grupo Español del Instituto Internacional de Conservación), GEIIC, Madrid (2009) 371-377.

[10] Vanrell, A., 'La documentation des installations d´art. La conservation des ouvres à travers leur compréhension', en Enjeux et Pratiques Documentaires en Conservation-Restauration. Perspectives pour la Recherche, ARAAFU, París (2010).

[11] Mayer-Schönberger, V.; Cukier, K., Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work, and Think, Houghton Mifflin Harcourt, Boston (2013).

[12] Vanrell, A., 'Nuevas estrategias para la conservación de colecciones de arte con elementos tecnológicos: Propuestas metodológicas de humanidades digitales', tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid, Madrid (2015), http://eprints.ucm.es/33204/.

[13] The Baroque Art Project: A Data Collection of Hispanic Baroque Painters and Paintings from 1550 to 1850, CulturePlex, http://baroqueart.cultureplex.ca (acesso em 2017-01-07).

[14] Ander-Egg, E., Técnicas de Investigación Social, 24.ª ed., Lumen, Buenos Aires (1995).

[15] Novak, J. D; Gowin D.; Otero, J. Aprendiendo a Aprender, Martínez Roca, Barcelona (1988).

[16] Sancho, F., 'Bases de datos en grafo', en Fernando Sancho Caparrini, http://www.cs.us.es/~fsancho/?e=79 (acceso en 2017-1-7).

[17] Sancho, F., 'Topics Navigator', en Fernando Sancho Caparrini, http://www.cs.us.es/~fsancho/?e=40 (acceso en 2017-1-7).

[18] Mathieu, B.; Sébastien, H.; Mathieu J., 'Gephi: an open source software for explor ng and manipulating networks', en The Third Annual Conference on Weblogs and Social Media, ICWSM, San José (2009) 361-362, https://aaai.org/ocs/index.php/ICWSM/09/paper/view/154 (acceso en 2013-12-5).

Publicado

2019-01-10

Como Citar

Vanrell Vellosillo, A. (2019). Propostas de organização e visualização de dados para melhorar a gestão e a compreensão de obras complexas. Conservar Património, 30, 117–130. https://doi.org/10.14568/cp2016033

Edição

Secção

Notas