Variações cromáticas em pinturas de Adriano de Sousa Lopes após a remoção de verniz oxidado
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp2018064Palavras-chave:
Cores, Camada de verniz, Pinturas, Imagiografia hiperespectral, Análise espectral, Remoção digitalResumo
A capacidade de remover digitalmente a camada de verniz na fase de diagnóstico de uma pintura, sem qualquer intervenção química ou física, poderá ser uma vantagem, pois permite prever o resultado do procedimento de limpeza da camada de proteção e auxiliar a proposta de tratamento. Duas pinturas de Adriano de Sousa Lopes foram investigadas por imagiografia hiperespectral na zona da luz visível, antes e após a remoção da camada de verniz. A reflectância espectral foi estimada em cada caso e sua comparação utilizada para avaliar o efeito da remoção da camada de verniz. As pinturas simuladas com a camada de verniz envelhecida foram comparadas com a intervencionada, sem verniz, comparando as coordenadas cromáticas e outros descritores cromáticos. Verificou-se que considerando o efeito da camada de verniz de cada pintura individualmente obtêm-se erros mais baixos do que considerando a média da camada de verniz das duas pinturas. Verificou-se também que simular a remoção da camada de verniz sem saber a transmitância do verniz original produz resultados limitados e que os erros são menores se o conteúdo cromático for obtido sem considerar a luminosidade.
Recebido: 2018-12-8
Revisto: 2019-4-8
Aceite: 2019-4-29
Online: 2020-7-31
Publicação: 2020-7-31
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