FAQs

 

Tenho de pagar uma taxa de processamento de artigos (ACP) para publicar na CP?

Não é necessário o pagamento de qualquer taxa por parte dos leitores ou autores. A Conservar Património é uma revista de Acesso Aberto Diamante, que segue um modelo não comercial, e é fortemente orientada pela e para a comunidade. Pode saber mais sobre a publicação Diamond Open Access aqui e aqui.

 

Quanto tempo passa desde a submissão de um artigo até uma decisão?

O tempo varia muito, dependendo de numerosos factores. No entanto, pode consultar abaixo as estatísticas de 2023.

Estatísticas de 2023

Dias para a primeira decisão editorial*

43

 Dias para aceitar

150

 Dias para rejeitar

130

*O número de dias que a maioria das submissões demora a receber a sua primeira decisão editorial, como a rejeição ou o envio para revisão. Estes números indicam que 80% das submissões chegam a uma decisão dentro do número de dias indicado. Esta estatística tenta descrever quando é que a maioria dos autores que submerem artigos à revista CP podem esperar uma decisão.

 

Qual é a taxa de rejeição das submissões de artigos?

Estatísticas de 2023

Taxa de aceitação *

44%

Taxa de rejeição **

56%

 Taxa de rejeição na verificação inicial

39%

 Taxa de rejeição após revisão

17%

* A percentagem assinalada é calculada para as submissões que foram submetidas durante esse período e que receberam uma decisão final. Por exemplo, considere o caso em que dez submissões foram efectuadas. Quatro foram aceites, quatro foram rejeitadas e duas estão ainda a aguardar uma decisão final. A taxa de aceitação será de 50% (4 de 8 submissões) porque as duas submissões que não obtiveram uma decisão final não são contabilizadas.

** A percentagem assinalada é calculada para as submissões que foram submetidas durante esse período e que receberam uma decisão final. Por exemplo, considere o caso em que dez submissões foram efectuadas. Quatro foram aceites, quatro foram rejeitadas e duas estão ainda a aguardar uma decisão final. A taxa de rejeição será de 50% (4 de 8 submissões) porque as duas submissões que não obtiveram uma decisão final não são contabilizadas.

 

Posso publicar em qualquer língua?

A CP publica principalmente em inglês, português e espanhol. Mas também é possível publicar em francês e italiano. Acreditamos que muitas coisas ficam por dizer (ou mal descritas) se forem escritas numa língua diferente da língua materna. Além disso, o desenvolvimento de nomenclatura específica para conservação e restauro em várias línguas depende muito da sua utilização em publicações. Orgulhamo-nos de dizer que, com publicações em inglês, português e espanhol, abrangemos cerca de 400 milhões de falantes nativos de inglês, 220 milhões de falantes nativos de português e 450 milhões de falantes nativos de espanhol. No entanto, verificamos que as publicações em inglês tendem a ter um alcance muito maior do que as outras: tendem a ser mais lidas e citadas. Isto pode ser justificado pelo facto de cerca de 1,35 mil milhões de pessoas em todo o mundo falarem inglês, quer nativamente, quer como segunda língua. Assim, sempre que adequado, encorajamos trabalhos em inglês para maior divulgação ou noutra língua materna para recursos mais locais, regionais ou comunitários. Reconhecemos que manter uma revista multilingue é mais difícil, mas esperamos que com tal decisão, possamos contribuir para salvaguardar a diversidade cultural e linguística.

 

Quais são as fases e os procedimentos típicos do processo editorial e de revisão por pares?

Verificações iniciais e revisão editorial

A equipa editorial permanente da revista efectua uma verificação inicial da qualidade e de questões formais para identificar potenciais problemas, tais como:

  • Conformidade com as políticas editoriais e as normas éticas
  • Disponibilidade dos dados
  • Conformidade com o modelo de submissão e as directrizes fornecidas aos autores
  • Verificação se a área e os objectivos do trabalho estão dentro do âmbito da revista

Depois de concluídas as verificações internas, cada nova submissão é atribuída a um Editor Associado com experiência relevante. O editor avalia o manuscrito de acordo com os critérios de publicação estabelecidos. O Editor responsável é normalmente um membro da equipa editorial da CP, mas ocasionalmente é convidado um Editor Convidado.

Nesta fase, os artigos podem ser rejeitados ou devolvidos aos autores para alterações ou esclarecimentos.

Revisão por pares

O editor selecciona os revisores com base na sua experiência, no seu historial de publicações e em revisões anteriores, convidando-os a dar um parecer sobre o manuscrito. Normalmente, pelo menos dois revisores externos dão um parecer.

Decisões editoriais

O editor responsável toma a decisão final sobre cada manuscrito. O tempo necessário para tomar uma primeira decisão varia consoante o tempo que o editor demora a receber e a avaliar as revisões.

O editor considera o parecer dos revisores e a sua própria avaliação do manuscrito para chegar a uma decisão. Uma submissão pode ser rejeitada, aceite na sua forma original ou devolvido com pedido de revisão. Esta última é o resultado mais frequente.

As decisões são comunicadas ao autor correspondente, juntamente com o parecer dos revisores e qualquer outro requisito do editor, com base nos critérios de publicação da CP.

Revisões

Se o editor considerar que o manuscrito tem potencial para ser publicado mas necessita de alterações, o autor será convidado a revê-lo.

Na maioria dos casos, o manuscrito revisto é reatribuído ao editor original. O editor pode tomar uma nova decisão com base na sua própria avaliação do manuscrito revisto e na resposta do autor aos revisores, ou solicitar a contribuição adicional de revisores externos.

Artigos aceites

Quando o editor responsável pelo tratamento do artigo estiver satisfeito com os aspectos científicos do manuscrito será comunicada uma decisão de aceitação editorial. Trata-se de uma aceitação provisória, enquanto se aguarda a verificação final dos aspectos formais, como de formatação ou outros requisitos técnicos. Assim que o editor tiver concluído o processo de edição inicial, o manuscrito será transferido para a fase de correção de texto. Aqui, um segundo editor efectuará as verificações finais e formais para garantir que o manuscrito cumpre todos os requisitos. Uma vez cumpridos estes requisitos, o manuscrito passa à fase de produção. Uma vez concluída esta fase, o artigo será disponibilizado online na secção “no prelo”, antes de ser publicado num número da revista.

 

Existe um limite de extensão para um artigo?

A CP não tem restrições rigorosas (para além de o resumo ter um limite de 150 palavras), mas existem algumas recomendações.

Recomendações para a extensão de um artigo
Texto principal: Limite de 5.000 palavras (excluindo resumo e referências)
Resumo: Limite de 150 palavras
Referências: Limite de 50
Tabelas e figuras: Limite de 10

Os artigos de revisão podem ser maiores.

 

A revista CP tem fator de impacto (IF)?

Sim, pode encontrar informação actualizada na secção de métricas da CP. Apesar de estarmos indexados pela Scopus, Web of Science, Google Scholar e outros, acreditamos que o IF não é a forma mais exacta e completa de avaliar o impacto de um artigo individual ou a qualidade da publicação. Note-se que o IF é fortemente influenciado pelo número de citações feitas a artigos publicados muito recentemente (pode ver abaixo como é calculado o IF). Se para algumas áreas este período pode ser adequado, acreditamos que na área da conservação do património, o impacto dos artigos na comunidade segue períodos maiores.

Como interpretar o IF:
Um factor de impacto de 1,0 significa que, em média, os artigos publicados há um ou dois anos foram citados uma vez. Um fator de impacto de 2,5 significa que, em média, os artigos publicados há um ou dois anos foram citados 2,5 vezes.

Como é calculado o IF:
(Número total de citações do ano no JCR para artigos no “ano -2” + citações do ano no JCR para artigos no “ano -1”) ÷ (número total de artigos citáveis no “ano -2” + artigos citáveis no “ano -1”) = Fator de impacto da revista

 

Posso saber como os leitores estão a interagir com o meu trabalho?

Sim. Na página de cada artigo, a CP apresenta um gráfico que mostra o número total de descarregamentos (downloads) do artigo em cada mês no último ano. Mostra também, na coluna da direita (vista de ambiente de trabalho), o número acumulado de citações do seu artigo nas bases de dados Crossref e Scopus. Além disso, ao clicar no ícone do Google Scholar nesta coluna, será levado para uma página onde pode clicar no número total de citações e ver a lista de artigos que citaram o seu trabalho. As estatísticas mostram que geralmente os artigos publicados em inglês e com trabalhos experimentais e científicos são os mais citados.

 

Como posso procurar artigos sobre um tema específico?

Existem três formas, todas elas complementares: (1) pode fazer uma procura temática no menu superior, onde se encontram artigos publicados desde setembro de 2018 sobre um determinado tópico; (2) pode utilizar a lista abreviada de todos os artigos publicados desde 2005 até ao ano passado no submenu Artigos > Publicados; (3) pode utilizar a ferramenta Pesquisar para procurar palavras específicas presentes no título e no resumo dos artigos publicados desde setembro de 2018.