Estudo da policromia dos painéis de Campana
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp36608Palavras-chave:
Faiança, Relevos de Campana, Análise não destrutiva, Policromia da arquitetura romana, Raios XResumo
O estudo incide sobre a cor das louças arquitectónicas conhecidas como lajes Campana, que apresentam frequentemente vestígios de policromia. Analisámos vários fragmentos de simas, coroamentos e painéis de revestimento encontrados entre 2001 e 2013 nas encostas nordeste do Monte Palatino (Sapienza Università di Roma), no fosso de escavação do Arco de Constantino e na Casa de Augusto. Neste trabalho, descrevemos os resultados obtidos em 21 amostras por meio de microscopia ótica (MO), espetroscopia de fluorescência de raios X (XRF) e espetroscopia Raman. A abordagem analítica utilizada permitiu compreender a paleta e as técnicas utilizadas pelos artistas desse tempo.
Downloads
Referências
Gaultier, F.; Haumesser, L.; Trofimova, A. A., Un rêve d'Italie: la collection du marquis Campana,exibition catalogue, Louvre éditons, Parigi (2018).
Rohden, H. von; Winnefeld, H., Architektonische Römische tonreliefs der Kaiserzeit, W. Spemann, Berlin (1911).
Siebert, A.V., Geschichte(n) in ton, Römische Arkitekturterrakotten, Schnell und Steiner, Regensburg (2011).
Strazzulla, M. J., ‘Le lastre Campana: considerazioni conclusive’, in Museo e territorio, atti del V convegno, eds. M.Angle & A. Germano, Bonsignori, Roma (2007) 155-161.
Tortorella, S., ‘Introduzione’, in Museo e territorio, atti del V convegno, eds. M. Angle & A. Germano, Bonsignori, Roma (2007) 13-19.
Michałowska, K., ‘A digital reconstruction of Roman terracotta reliefs: recreating the ancient technique’, Światowit: rocznik poświęcony archeologii przeddziejowej i badaniom pierwotnej kultury polskiej i słowiańskiej 12(53)/A (2014) 39-52.
Rescigno, C.; Sampaolo, V., ‘Appunti sull’impiego del colore sulle terrecotte architettoniche capuane’, Meditterranea II (2005) 133-163.
Brinkmann, V., ‘La sobria policromia delle sculture del Partenone’, in I colori del bianco, policromia nella scultura antica, ed. P. Liverani, Musei Vaticani, Roma (2005) 151-156.
Pensabene, P., Scavi del Palatino II: culti, architettura e decorazioni, L’erma di Bretschneider, Roma (2017).
Walter-Karydi, E., ‘Il colore nello sfondo nei rilievi nella scultura arcaica e classica’, in I colori del bianco, policromia nella scultura antica, ed. P. Liverani, Musei Vaticani, Roma (2005) 225-234).
Liverani, P., ‘Per una «Storia del colore». La scultura policroma romana, un bilancio e qualche prospettiva’, in Diversamente bianco, la policromia della scultura romana, eds. P. Liverani & U. Santamaria, Edizioni Quasar, Roma (2014) 9-32.
Tarquini, O.; Pronti, L.; Lorenzetti, E. G.; Felici, A. C., ‘Pigment identification on Campana reliefs from the Palatine Hill and Colosseum Valley in Rome’, Journal of Cultural Heritage 43 (2020) 294-302, https://doi.org/10.1016/j.culher.2019.07.026.
Caggiani, M. C.; Cosentino, A.; Mangone, A., ‘Pigments Checker version 3.0, a handy set for conservation scientists: a free online Raman spectra database’, Microchemical Journal 126 (2016) 123-132, http://doi.org/10.1016/j.microc.2016.06.020.
Caggiani, M. C.; Colombana, P., ‘Testing of Raman spectroscopy as a non-invasive tool for the investigation of glass-protected pastels’, Journal of Raman Spectroscopy 42(4) (2011) 790-798, https://doi.org/10.1002/jrs.2740.
Goltz, D.; McClelland, J.; Schellenberg, A.; Attas, M.; Cloutis, E.; Collins, C., ‘Spectroscopic studies on the darkening of lead white’, Applied Spectroscopy 57(11) (2003) 1393-1398, http://dx.doi.org/10.1366/000370203322554563.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O presente trabalho é distribuído nos termos da Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0) que permite a utilização, partilha e reprodução para fins não comerciais e sem modificações, desde que o autor e fonte original sejam citados.
O Copyright permanece com os autores.