As (pós-)vidas das superfícies pseudo-sumptuosas: o caso da escultura em madeira veneziana gótica e renascentista no Adriático
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp35715Palavras-chave:
Escultura em madeira, Escultura renascentista veneziana, Policromia, Superfície pseudo-sumptuosa, Século XV, Século XVIResumo
Este artigo aborda as alterações da superfície da escultura em madeira do século XV e início do século XVI, executada maioritariamente por oficinas venezianas para a clientela dos centros menores da região do Adriático. Examina os casos de estátuas de madeira que imitam o trabalho em metal através das suas superfícies brilhantes, considerando tanto o lugar dessas obras no seu tempo como as suas “vidas posteriores”, dado que o seu aspeto original foi regularmente alterado nos séculos seguintes. O efeito cintilante das superfícies pseudo-sumptuosas foi substituído pela policromia que cobria os panejamentos com cores miméticas imbuídas de simbolismo religioso. Os casos de abordagem inversa também são considerados, porque nos séculos XVIII e XIX, várias obras de arte medievais tardias foram repintadas para imitar o bronze ou o mármore. Reflete também a questão do gosto e do significado da superfície na receção da arte sacra num período de tempo extenso.
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