O cunho ideológico do Estado Novo no restauro das joias da coroa portuguesa: 1941-1954

Autores

  • João Júlio Rumsey Teixeira IHA-NOVA FCSH / IN2PAST - Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros, Universidade NOVA de Lisboa, 1099-032 Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4575-2949

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp31300

Palavras-chave:

Restauro, Estado Novo, Joias da coroa portuguesa, José Rosas Jr., Nacionalismos

Resumo

Tal como aconteceu com o património monumental edificado, também no acervo de joalharia da coroa foram realizadas profundas intervenções de restauro durante o Estado Novo. Contudo, ao contrário do que aconteceu com o património arquitetónico, no caso das joias, a primeira narrativa histórico-artística sobre as mesmas foi construída enquanto se realizavam as intervenções. Partindo das justificações metodológicas apresentadas para as alterações nas peças, bem como da história sobre elas divulgada no final dos trabalhos, este artigo procura abrir a discussão sobre as intenções e consequências desta campanha de restauro, que pôs as antigas joias reais ao serviço da narrativa de engrandecimento nacional e da sua constante procura por “caráter próprio e português”. Nesta senda, as escolhas realizadas não deixam de surgir contraditórias, mesmo sob o viés ideológico nacionalista que as condicionou, na busca incessante pela valorização das épocas percecionadas, pelo regime, como de maior grandeza da nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva Soares, L. F. da, O Palácio Nacional da Ajuda e a sua afirmação como museu, Caleidoscópio / DGPC, Lisboa (2019), http://doi.org/10.30618/978-989-658-619-5.

Xavier, H.; Monteiro, I. L.; Rumsey Teixeira, J. J.; Santana, M.; Maranhas, T., ‘Apresentação’, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 24-29.

Moura Soares, C., ‘A conclusão da Igreja de Santa Engrácia no contexto da valorização do barroco em Portugal e dos princípios das Cartas internacionais de Atenas e Veneza (1953-1966), Conservar Património 42 (2023) 17-37, https://conservarpatrimonio.pt/article/view/25017.

Maranhas, T., ‘Campanha de restauro das joias do tesouro real no século XX’, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 82-85.

Ribeiro, J. A. (coord.), Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023).

Botelheiro Carrilho, A. J., Os museus em Portugal durante a 1ª república, Dissertação de doutoramento, Departamento de História, Universidade de Évora, Évora (2016), https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/17298 (acesso em 2023-05-02).

Rumsey Teixeira, J. J., Uma Tiara com 4000 Diamantes: história e paradeiro da tiara de D. Estefânia, reconvertida por D. Maria Pia e vendida após a implantação da República. 1858-1912, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa (2020), https://www.academia.edu/42831590/A_tiara_with_4000_diamonds (acesso em 2023-05-03).

Mântua, A. A., A americana que queria ser rainha de Portugal, Manuscrito, Lisboa (2017).

Monteiro de Barros, M. S., O ultimato de 1890 e o nacionalismo português de fim de século, Dissertação de mestrado, departamento de história, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa (2011), https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4298/1/master_miguel_ferreira_barros.pdf (acesso em 2023-05-03).

Brites, J., ‘Em nome da «sanidade artística»: o Estado Novo e o estilo barroco’. Revista da Universidade de Aveiro – Letras 23 (2006) 59-86.

Neto, M. J.; Alves, A.; Moura Soares, C., ‘A Custódia de Belém: um símbolo nacional entre o Liberalismo e o Estado Novo’, in A Custódia de Belém. 500 anos, Instituto dos Museus e da Conservação / MNAA, Lisboa (2010) 161-181.

Líbano Monteiro, I., ‘A Prata das Cerimónias Solenes’, Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 176-187.

Orey, L. (coord.), Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga, Colecção de Ourivesaria, Vol. 1, Do Românico ao Manuelino, Secretaria de Estado da Cultura, Lisboa (1995).

Orey, L; Penalva, L. (coords.), The Belém monstrance 500 years, Instituto dos Museus e da Conservação / MNAA, Lisboa (2010).

Joyeux-Prunel, B., ‘Art history and the global: deconstructing the latest canonical narrative’, Journal of Global History 14(3) (2019) 413-435, http://doi.org/10.1017/S1740022819000196.

Vasconcelos e Sousa, G., ‘José Rosas Júnior (1885-1958) e a criação da joalharia portuguesa da primeira metade do século XX’, in Actas do III Colóquio Português de Ourivesaria, UCE-Porto/CIONP/CITAR, Porto (2012) 37-58, https://www.academia.edu/17558713/SOUSA_Gonçalo_de_Vasconcelos_e_José_Rosas_Júnior_1885_1958_e_a_criação_da_joalharia_portuguesa_da_primeira_metade_do_século_XX_In_SOUSA_Gonçalo_de_Vasconcelos_e_coord_Actas_do_III_Colóquio_Português_de_Ourivesaria_Porto_UCE_Porto_CIONP_CITAR_2012_pp_37_58 (acesso em 2023-04-20).

Rumsey Teixeira, J. J.; Maranhas, T., ‘Joias do Tesouro do Palácio Nacional da Ajuda, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 74-81.

Rumsey Teixeira, J. J., ‘Diamantes da Coroa Portuguesa: da Reserva de Segredo às Estrelas de D. Maria Pia’, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 40-45.

Rosas Jr., J., Catálogo das Jóias e Pratas da Coroa, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa (1954).

Queirós, E., Os Maias: episódios da vida romântica, Livros do Brasil, Lisboa (s.d., de acordo com a primeira edição de 1888).

Loos, A., Ornamento e crime, Cotovia, Lisboa (2006, de acordo com edição de 1931).

Rumsey Teixeira, J. J.; Maranhas, T., ‘Os Diamantes são para sempre, as joias não: descravações e reconversões de joias da família real no séc. XIX’, in Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX, eds. M. J. Neto e M. Malta, Caleidoscópio, Lisboa (2020) 95-113.

Vasconcelos e Sousa, G., A joalharia em Portugal 1750-1825, Civilização, Porto (1999).

Vasconcelos e Sousa, G., ‘Guarnição de corpete’, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 91.

Arquivo do Palácio Nacional da Ajuda (APNA) – Dossier ‘Relatórios dos restauros de José Rosas Júnior” (1930-1950).

Maranhas, T., ‘Diadema e Colar de Estrelas’, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 100-103.

Bennett, D.; Mascetti, D., Understanding Jewellery, Antique Collectors’ Club, Woodbridge, Suffolk (2003).

Bastien, V., ‘Caixa de rape de D. José I’, in Catálogo do Museu do Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda, INCM / DGPC, Lisboa (2023) 92-95.

Prova fotográfica de Américo Teixeira Lopes, datável de 1943-1951, da guarnição de corpete em forma de laço originalmente pertencente à rainha de Espanha D. Maria Bárbara de Bragança e cuja carga gemológica fora aplicada, em 1863 num adereço. Vista da peça antes do restauro (fotografia: APNA).

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Rumsey Teixeira, J. J. (2024). O cunho ideológico do Estado Novo no restauro das joias da coroa portuguesa: 1941-1954. Conservar Património, 45, 78–93. https://doi.org/10.14568/cp31300

Edição

Secção

Artigos