O restauro conservativo traz o Fiat 130 HP de 1907 de volta às pistas

Autores

  • Davide Lorenzone Restoration Centre MAUTO – Museo Nazionale dell’Automobile, Torino, Italy
  • Chiara Armigliato Restoration Centre MAUTO – Museo Nazionale dell’Automobile, Torino, Italy
  • Ilaria Pani Documentation Centre MAUTO – Museo Nazionale dell’Automobile, Torino, Italy

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp30111

Palavras-chave:

Conservação, Carro histórico, Motor, Grand Prix, Felice Nazzaro, Funcionalidade

Resumo

O Fiat 130 HP, da colecção do Museo Nazionale dell'Automobile de Turim, foi o vencedor (conduzido pelo piloto turinês Felice Nazzaro) do Grand Prix, do Automóvel Clube Francês, de 1907, que teve lugar no circuito de Dieppe. O carro foi submetido a um restauro conservativo e funcional de 2019 a 2021. Este restauro foi essencial para o museu consolidar um novo método, que considera os carros históricos como obras de arte e que segue as orientações de restauro do património cultural. As intervenções foram coordenadas pelo Centro de Restauro MAUTO e realizadas por artesãos especializados neste sector. Incluíram tanto a mecânica, que exigiu trabalhos profundos, incluindo a reconstrução de elementos estruturais do motor, como a carroçaria, cuja cor original foi redescoberta através de análises científicas. Outros elementos, que tinham sido alterados ao longo dos anos e que não respeitavam as características originais do veículo, foram corrigidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pergher, C., ‘Fiat 130 HP (F2) - 1907. Un successo venuto da lontano’, Notiziario Modellistico 1.90 (1990) 4-16.

Filson Young, A. B., The complete motorist, Methuen & co., London (1905).

Motor racing, Seeley Service & co., London (1939).

Morasso, M., ‘Il “Grand Prix” Automobilistico di Francia – La terza vittoria italiana’, L’Illustrazione italiana 28 (1907).

Bernabò, F., ‘L'imbattibile Fiat di Felice Nazzaro’, in Enciclopedia dell'automobile, Fratelli Fabbri Editori, Milano (1967) 397-411.

‘Il Grand Prix dell'A.C.F.’, L'Automobile 14 (10 Luglio 1907) 2-9.

‘Il nuovo grande trionfo italiano nel Grand Prix dell'A.C. di Francia’, L'auto d'Italia 27 (7 Luglio 1907).

Lambert, P. E., ‘Antony. Le pilot -constructeur douaisien’, L'Authentique 11 (2021) 32-40.

Mortarini, F., ‘1700 heures pour ressusciter la Fiat G.P. 1907’, L'Automobile 179 (1961) 63-66.

Rogliatti, G., ‘Fiat "Grand Prix 130 HP" 1907’, in Le più belle vetture d'epoca, Automobile club d'Italia; L'editrice dell'Automobile, Roma (1970) 152-153.

Pareto, R.; Sacheri, G., ‘Vernici’, in Enciclopedia delle arti e industrie, vol. 6, Unione Tipografico Editrice, Torino (1898) 908-920.

Pagé, V. W., The modern gasoline automobile, Norman W. Henley publishing c., New York (1928).

Puttini, S., ‘Fiat 130 HP Grand Prix’, in Le favolose rosse. Le grandi auto da corsa italiane., Istituto Geografico De Agostini, Novara (1986) 22-26.

Fiat 100 HP, technical drawings, Fiat Historical Archive (1905).

Pedretti, G., Manuale dell'automobilista e guida del meccanico conduttore d'automobili, Ulrico Hoepli Editore, Milano (1899).

Robotti, I., La tecnica del motorista, Lattes, Torino (1930).

Marchesi, E., L'Automobile. Come funziona e come è costruito., Lattes, Torino (1906).

Pagé, V. W., The modern gasoline automobile, Hodder and Stoughton, London (1917).

Pedretti, G., Guida pratica del meccanico "chauffeur", Ulrico Hoepli Editore, Milano (1913).

Pedretti, G., Il Meccanico "cauffeur", Ulrico Hoepli Editore, Milano (1916).

Poincaré, L., Carburation et carburateurs, Masson & Cie, Gauthier Villars & Cie, Paris (1925).

Chiodi, A., Magneti d'accensione. Manuale teorico pratico del magnetista., Ulrico Hoepli Editore, Milano (1930).

Timperi, L., Il libro dell'automobile moderna, Ulrico Hoepli Editore, Milano (1927).

Pedretti, G., Chauffeur di se stesso, Ulrico Hoepli Editore, Milano (1915).

The fiat 130 HP 1907 after the restoration work

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Lorenzone, D., Armigliato, C., & Pani, I. (2023). O restauro conservativo traz o Fiat 130 HP de 1907 de volta às pistas. Conservar Património, 44, 225–237. https://doi.org/10.14568/cp30111