O regresso das bolas saltitonas: mais ações no avião dH Comet G-BDIX

Autores

  • Thilo Buergel National Museum of Flight, East Fortune Airfield, Haddington, East Lothian EH39 5LF, United Kingdom

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp29433

Palavras-chave:

Avião, Aeronáutica, Património industrial, In situ, Exterior

Resumo

O avião De Havilland Comet 4C "G-BDIX" chegou ao Museu Nacional do Voo (National Museum of Flight, NMoF), Escócia, em Setembro de 1981 e, desde então, está exposto ao ar livre, sujeito às condições ambientais exteriores. Em 2018, os Museus Nacionais da Escócia (National Museums of Sctoland, NMS) desenvolveram um projeto com o objetivo de expor no espaço do NMoF o dH Comet, entre outras aeronaves, num novo hangar com controlo ambiental. Devido a problemas de autorização, o projeto foi cancelado e o museu está agora a estudar soluções alternativas para a conservação do avião. Esta situação levou a que a atenção se centrasse na conservação do exterior da aeronave e proporcionou a oportunidade de revisitar o trabalho realizado durante um projeto desenvolvido em 2012/13 que tinha como principais objetivos tornar a cabina de passageiros estanque e retificar os danos interiores do avião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Darling, K., De Havilland Comet – Airliner Tech Series, Vol. 7, Specialty Press Publishers and Wholesalers, North Branch (2001).

‘De Havilland DH106 Comet 1 &2’, in BAE Systems, De Havilland DH106 Comet 1 & 2 | BAE Systems (accessed 2023-05-08).

‘De Havilland DH106 Comet 3 & 4’, in BAE Systems, De Havilland DH106 Comet 3 & 4 | BAE Systems (accessed 2023-05-08).

‘UK military aircraft serial allocations’, in UK Serials Resource Centre, www.ukserials.com (accessed 2023-05-08).

UK Civil Aviation Authority, ms., https://cwsprduksumbraco.blob.core.windows.net/g-info/HistoricalLedger/G-BDIX.pdf; (accessed 2023-05-08).

Rivas, B.; De Havilland Comet, 1949-97 (all marks) – Owners’ Workshop Manual, Haynes Publishing, Sparkford, Yeovil (2016).

‘Icon ethical guidance’, in ICON – The Institute of Conservation,

https://www.icon.org.uk/resources/resources-for-conservation-professionals/standards-and-ethics/icon-ethical-guidance.html (accessed 2023-05-08).

‘Advisory circular’, in U.S. Department of Transportation – Federal Aviation Administration (2018), https://www.faa.gov/documentLibrary/media/Advisory_Circular/AC_20-62E_CHG_1.pdf (accessed 2023-04-24).

‘Nose of RAF Lyneham’s Comet Mk2 saved by volunteers’, in BBC News (2013), https://www.bbc.co.uk/news/uk-england-wiltshire-24940615 (accessed 2023-01-20).

‘Flap disc 769F – product data sheet’, in 3M (2020), https://multimedia.3m.com/mws/media/1886915O/3m-flap-disc-769f-technical-data-sheet-0220-technical-data-sheet.pdf (accessed 2023-01-20).

John and the Retro Space Hoppers: a) partly inflate; b) insert; c) completely inflate; d) check.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Buergel, T. (2023). O regresso das bolas saltitonas: mais ações no avião dH Comet G-BDIX. Conservar Património, 44, 214–224. https://doi.org/10.14568/cp29433