Os equipamentos históricos em funcionamento estão à altura das exigências de sustentabilidade do século XXI ou estamos parados no tempo?
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp29194Palavras-chave:
Motores históricos, Sustentabilidade, Operacionalidade, Descarbonização, GaleriaResumo
O Museu da Ciência e da Indústria iniciou um projeto de descarbonização para atingir zero emissões líquidas até 2030. A remodelação da Galeria Power Hall (motores históricos em funcionamento) faz parte deste projeto, para conservar o edifício histórico classificado e fazer funcionar os motores de forma mais eficiente, reduzindo as emissões de carbono em 60 %. As locomotivas históricas assinalam um momento crucial da história: o nascimento da máquina a vapor, quando os combustíveis fósseis dominavam. No século XXI, procuramos formas de nos tornarmos mais sustentáveis. O Museu da Ciência e da Indústria está a trabalhar com especialistas externos e a investigar formas de funcionamento dos motores histórico mais eficientes, procurando adaptar e aplicar uma abordagem diferente ao seu funcionamento. Serão estes motores capazes de resistir à mudança e adaptar-se às exigências do século XXI? Poderá o Museu equilibrar a sustentabilidade com o cuidado e a preservação da coleção histórica?
Downloads
Referências
‘Liberty Ship Jeremiah O’Brien’, in Maritime Parks Association website (2013). https://www.nps.gov/parkhistory/online_books/butowsky1/jeremiahobrien.htm (accessed 2022-04-22).
Scholte, T.; Wharton, G., Inside installations: theory and practice in the care of complex artworks, Amsterdam University Press, Amsterdam (2011).
Wain, A.; Sherring, A., ‘Changeability, variability and malleability: sharing perspectives on the role of change in time-based art and utilitarian machinery conservation’, Studies in Conservation 66(8) (2021) 449-462, https://doi.org/10.1080/00393630.2020.1860672.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O presente trabalho é distribuído nos termos da Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0) que permite a utilização, partilha e reprodução para fins não comerciais e sem modificações, desde que o autor e fonte original sejam citados.
O Copyright permanece com os autores.