Intervenção nas pinturas maneiristas sobre madeira representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico da ermida de Geraldes, em Peniche
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp2020051Palavras-chave:
Recultuação, painéis, reensamblagem, pasta adesiva, molduras, restauroResumo
Os painéis representando o Martírio de São Sebastião e Santa Luzia, executados depois de 1610 pelo pintor Belchior de Matos para o retábulo-mor da ermida de São Sebastião e Santa Luzia, Geraldes, concelho de Peniche, foram sujeitos a intervenção de conservação e restauro que teve como principal objectivo restituir-lhes a dignidade indispensável à sua adopção pela comunidade e à sua recolocação num espaço de culto. As obras apresentavam vários danos, mas os mais graves eram os problemas estruturais que colocavam em causa a sua estabilidade e comprometiam o valor estético das pinturas. Por isso, foi necessário proceder-se à reensamblagem das tábuas, usando-se um adesivo sintético (PVA) com carga de serradura e microesferas de resina fenólica. As molduras, com significativas faltas de material lenhoso, foram reconstituídas com madeira na zona dos encaixes e com pasta de preenchimento (Araldite SV427) sobre estrutura de cavilhas de bambu nas calhas onde entram os suportes.
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Referências
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