Originalidade e autenticidade de têxteis em museus-casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp2018020

Palavras-chave:

Têxteis decorativos, Museu-casa, Autenticidade, Originalidade, Museografia

Resumo

Este artigo resulta do Projeto de Renovação Museográfica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Nesta abordagem, discute-se a introdução de têxteis não-originais na museografia da instituição, uma vez que a pesquisa demonstrou a descaracterização parcial dos ambientes. Do ponto de vista teórico, a ideia é sustentada pela premissa que os têxteis decorativos são fundamentais para a narrativa museográfica. Desde essa perspectiva, são apresentadas algumas reflexões sobre a originalidade versus não-originalidade da tipologia têxtil dentro dos museuscasa.

 

Recebido: 2018-6-16
Revisto: 2018-10-22
Aceite: 2018-12-11
Online: 2019-2-14
Publicação: 2019-4-30

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] Halvorson, B., 'Modern replacement fabrics in historic interiors: ethical and practical concerns', in The conservation of Heritage Interiors: Preprints of a Conference Symposium 2000, Canadian Conservation Institute, Ottawa (2000) 107-112.

[2] Van Mensch, P., 'Methodological museology; or, towards a theory of museum practice', in Objects of Knowledge, ed. S. Pearce, The Atholone Press, London (1990) 141-157.

[3] Forty, A., Objetos de Desejo, Cosac Naify, São Paulo (2007).

[4] Jordanova, L., 'Objects of knowledge: a historical perspective on museums', in The New Museology, ed. P. Vergo, Reaktio Books Ltd., London (2000) 22-40.

[5] Jones, S., 'Negotiating authentic objects and authentic selves', Journal of Material Culture 15(2) (2010) 181-203, https://doi.org/10.1177/1359183510364074.

[6] Van Mensch, P. 'Towards a methodology of museology', tese de doutoramento, University of Zagreb, Zagreb (1992).

[7] Porter, J.; MacDonald, S., 'Fabricating interiors: approaches to the history of domestic furnishing at the Geffrye Museum', Journal of Design History 3(2-3) (1990) 175-182, https://doi.org/10.1093/jdh/3.2-3.175.

[8] Donelly, J. F., Interpreting Historic House Museum, Altamira Press, Walnut Creek (2002).

[9] Ferry, K., The Victorian Home, Shire, Oxford (2010).

[10] Schoeser, M., Fabrics and Wallpaper Twentieth-Century Design, E. P. Dutton, New York (1986).

[11] Ponsonby, M., Faded and Threadbare Historic Textiles and Their Role in Houses Open to the Public, Routledge, London and New York (2016).

[12] Droth, M., 'Leighton's House: art in and beyond the studio', Journal of Design History 24(4) (2011) 339-358, https://doi.org/10.1093/jdh/epr038.

[13] Maines, R.; Glynn, J., 'Numinous objects', The Public Historian 15(1) (1993) 9-25, https://doi.org/10.2307/3378030.

[14] Jerome, P., 'An introduction to authenticity in preservation', APT Bulletin 39(2-3) (2008) 3-7.

[15] Gluzinski, W. W., 'Originals versus substitutes', in Symposium Originals and Substitutes in Museums, ICOM, Zagreb (1985) 41-47.

[16] Graham, E., 'History at home: Leighton House, Sambourne House, and the Heritage debate', Grinnell-in-London Internship, Professors Strauber and Vinter (2008).

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Neira-García, L. (2019). Originalidade e autenticidade de têxteis em museus-casa. Conservar Património, 31, 167–176. https://doi.org/10.14568/cp2018020