Sistema emulsionado sem tensioactivos como alternativa ao uso de um gel de solvente
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp2018051Palavras-chave:
Emulsão sem tensioactivos, Limpeza, Pintura mural, Gel de solvente, Goma xantanaResumo
Os geles são sistemas, com elevada viscosidade, constituídos por uma fase líquida contínua e uma fase sólida dispersa. O uso de geles na conservação de Bens Culturais apresenta duas claras vantagens: por um lado, o controlo do processo de limpeza, uma vez que diminui a difusão capilar e a evaporação do solvente; por outro, a redução da toxicidade. O uso de geles de solventes teve grande impacto em conservação, mas originou o problema da sua eliminação da rede porosa do material em que se aplica, além do uso de solventes líquidos para a sua neutralização e limpeza. Por outro lado, são geles iónicos, pelo que não deveriam ser utilizados em superfícies higroscópicas. Neste estudo analisa-se o uso de um sistema emulsionado sem tensioactivos como alternativa a um gel de solvente para remover os repintes que cobrem as pinturas murais da igreja de Santos Juanes, em Valência.
Recebido: 2018-11-9
Revisto: 2019-2-18
Aceite: 2019-3-9
Online: 2019-3-18
Publicação: 2020-7-31
Downloads
Referências
[1] Roig, P.; Bosch Reig, I., La Iglesia de Los Santos Juanes de Valencia: Proceso de Intervención Pictórica 1936-1990, Universidad Politécnica de Valencia, Valencia (1990).
[2] Roig, P.; Nebot, E., Restauración de Pintura Mural: Iglesia de los Santos Juanes de Valencia, Universidad Politécnica de Valencia, Valencia (2007).
[3] Regidor, J. L., 'Puesta en práctica de soluciones propuestas para las pinturas arracadas de Palomino en la Iglesia de Los Santos Juanes de Valencia', in XVIII Congreso Internacional Conservación y Restauración de Bienes Culturales, ed. A. M. López Montes, F. Collado Montero, V. Medina Flórez, T. Espejo Arias & A. García Bueno, Universidad de Granada, Granada (2011) 524-527.
[4] Osete Cortina, L.; Doménech Carbó M. T., 'Informe analítico I-18-16', informe no publicado, Instituto de Restauración del Patrimonio, Valencia (2018).

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O presente trabalho é distribuído nos termos da Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0) que permite a utilização, partilha e reprodução para fins não comerciais e sem modificações, desde que o autor e fonte original sejam citados.
O Copyright permanece com os autores.