Substituição de pilares de ferro fundido numa ponte de treliça de ferro forjado de 1886 em New South Wales, Austrália – o desafio de preservar o significado do património em grandes obras de reabilitação

Autores

  • Claire Everett New State Environment and Heritage Pty Ltd, PO Box 1305, Armidale, NSW 2350, Australia
  • Alexander Rosnell Transport for NSW, 34 Heber Street, South Grafton, NSW 2460, Australia
  • Malcolm Rankin

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp29448

Palavras-chave:

Ponte, Ferro fundido, Ferro forjado, Substituição de pilares, Manilla New South Wales

Resumo

A ponte rodoviária do rio Namoi em Manilla, New South Wales (NSW), é uma ponte em treliça de ferro forjado da era colonial, construída em 1886 para substituir uma perigosa travessia do rio Namoi. A ponte fazia parte da estrada principal entre Sidney, (NSW) e Brisbane (Queensland) e a sua abertura permitiu que o comércio de lã da zona norte da colónia de NGS fosse exportado através do porto de Sidney. Os seis vãos de aproximação que atravessam a planície de inundação a sul têm um assentamento diferencial devido às condições do solo, resultando em danos em cinco pilares e em variações no alinhamento vertical da ponte. Este artigo descreve o método utilizado para restaurar o alinhamento vertical da ponte e substituir os pilares danificados, assegurando simultaneamente a preservação da importância cultural da estrutura, e o funcionamento da ponte como parte da rede rodoviária estatal de NSW.

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Biografia Autor

Malcolm Rankin

Malcolm Rankin B.Eng (Hons), is a Structural Design Engineer at CDE Design Solutions with a broad interest and experience in bridge design and rehabilitation of bridges to extend their lifespan. Now retired.

Referências

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Everett, C., Rosnell, A., & Rankin, M. (2023). Substituição de pilares de ferro fundido numa ponte de treliça de ferro forjado de 1886 em New South Wales, Austrália – o desafio de preservar o significado do património em grandes obras de reabilitação. Conservar Património, 44, 187–198. https://doi.org/10.14568/cp29448