A Virgem com o Menino Jesus Adormecido: estudo de duas imagens sobrepostas
DOI:
https://doi.org/10.14568/cp2018006Palavras-chave:
Pintura sobre tela, Pigmentos, Radiografia, Sobreposição de imagens, Esmalte, SEM-EDXResumo
Neste artigo apresentamos o estudo de uma pintura anónima sobre tela representando A Virgem com o Menino Jesus Adormecido. Durante o processo de restauro, uma pintura subjacente foi detectada e a radiografia mostrou a existência de uma composição subjacente. O assunto, aparentemente na sua fase pictórica final, é o mesmo, mas virado horizontalmente em relação à imagem visível, como se fosse a sua imagem no espelho. Esta circunstância pouco frequente justificou o seu estudo material com o objectivo de tentar averiguar os avatares do trabalho ao longo do tempo. Os resultados do estudo estratigráfico, utilizando técnicas de microscopia (OM e SEM-EDX) mostraram o uso de pigmentos muito semelhantes. A existência de uma preparação colorida na pintura original e o uso de esmalte em ambas as pinturas (a subjacente e a visível), juntamente com a análise do estilo de ambas as representações e os modelos utilizados, levam-nos a situar a execução das duas obras no final do século XVII ou início do século XVIII.
Recebido: 2018-2-28
Revisto: 2018-5-14
Aceite: 2018-6-3
Online: 2018-6-22
Publicação: 2019-1-10
Downloads
Referências
[1] Cruz, A. J., 'Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo', in Actas do Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, Coimbra, Universidade de Coimbra (1996) 83-103.
[2] Hours, H., Analyse Scientifique et Conservation des Peintures, Office du Livre, Fribourg (1977).
[3] Garrido, C., 'El retrato de La condesa de Chinchón: estudio técnico', Boletín del Museo del Prado 21(39) (2003) 44-55.
[4] González-Fanjul Fernández, C. M.; Gabaldón, A.; Alba, T., 'La mujer oculta bajo el retrato de Jovellanos de Goya', Ge-Conservación 3 (2012) 10-26.
[5] Jover, M.; Alba, L.; Gayo, Mª.D.; García-Máiquez, J., 'El taller del pintor: procedimientos artísticos en el obrador de Luis de Morales', en El Divino Morales, ed. L. Ruiz Gómez, Museo Nacional del Prado, Madrid (2015) 213-225.
[6] Mena Marqués, M. B., 'La Piedad', en El Divino Morales, ed. L. Ruiz Gómez, Museo Nacional del Prado, Madrid (2015) 160-168.
[7] Plazzotta, C.; Billinge, R, 'The underdrawing of Pontormo's Joseph with Jacob in Egypt', The Burlington Magazine 144(1196) 660-670.
[8] Salgueiro, J., 'O suporte dos painéis da Sé de Lamego de Vasco Fernandes', en Através da Pintura. Olhares sobre a Matéria. Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal, ed. A. Calvo & L. Castro, UCP-CITAR, Porto (2011) 41-57.
[9] Pascale, E., Death and Resurrection in Art, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles (2009).
[10] Pérez López, N. V., 'Murillo y los orígenes de la iconografía del Niño Jesús dormido sobre la cruz', Boletín de Arte 36 (2015) 145-154.
[11] Baccheschi, E., La Obra Pictórica Completa de Guido Reni, Ed. Noguer, Madrid (1977).
[12] Enggas, R., 'Variations on a theme, by Guido Reni´, The Art Quarterly 5 (1962) 113-121.
[13] Angulo Íñiguez, D., Murillo, Espasa-Calpe, Madrid (1981).
[14] Fernández Gasalla, L., 'Las obras de Guido Reni en la colección del arzobispo de Santiago Don Pedro Carrillo (1656-1667)', BSAA - Boletín del Seminario de Estudios de Arte y Arqueología 58 (1992) 431-435, https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/197350 (consulta en 2018-6-3).
[15] Colomer, J. L., 'Guido Reni en las colecciones reales españolas', en España y Bolonia. Siete Siglos de Relaciones Artísticas y Culturales, ed. A. Serra & J. L. Colomer, Fundación Carolina, Madrid (2006) 214-239.
[16] Duval, A.R., 'Les préparations colorées des tableaux de l'école française des dix-septième et dix-huitième siècles', Studies in Conservation 37(4) (1992) 239-258, https://doi.org/10.1179/sic.1992.37.4.239.
[17] San Andrés, M.; Sancho, N.; de la Roja, J. M., 'Alquimia: pigmentos y colorantes históricos', Anales de Química 106(1) (2010) 58-65.
[18] Mühlethaler, B.; Thissen, J., 'Smalt', en Artists' Pigments, vol. 2, ed. A. Roy, National Gallery of Art - Oxford University Press, Washington - Oxford (1993) 113-130.
[19] Harley, R. D., Artists' Pigments c. 1600-1835, 2.ª ed., Archetype, London (2001).
[20] Gómez, M. L.; Chércoles, R.; San Andrés, M., 'Los azules de cobalto', en Fatto d´Arquimia. Historia e Identificación de Pigmentos Artificiales en las Técnicas Pictóricas, ed. S. Kroustallis & M. del Egido, Ministerio de Cultura, Madrid (2012) 275-294.
[21] San Andrés, M., 'Química moderna y producción de nuevos pigmentos', en Fatto d´Arquimia. Historia e Identificación de Pigmentos Artificiales en las Técnicas Pictóricas, ed. S. Kroustallis & M. del Egido, Ministerio de Cultura, Madrid (2012) 27-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
O presente trabalho é distribuído nos termos da Licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0) que permite a utilização, partilha e reprodução para fins não comerciais e sem modificações, desde que o autor e fonte original sejam citados.
O Copyright permanece com os autores.