A Virgem com o Menino Jesus Adormecido: estudo de duas imagens sobrepostas

Autores

  • Ana Calvo Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Bellas Artes, Departamento de Pintura y Conservación- Restauración, Calle Pintor El Greco 2, 28040 Madrid, España https://orcid.org/0000-0003-4372-5434
  • Ruth Chércoles Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Bellas Artes, Departamento de Pintura y Conservación- Restauración, Calle Pintor El Greco 2, 28040 Madrid, España https://orcid.org/0000-0002-0689-4266
  • Alicia Sánchez Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Bellas Artes, Departamento de Pintura y Conservación- Restauración, Calle Pintor El Greco 2, 28040 Madrid, España https://orcid.org/0000-0002-3358-1943
  • Margarita San Andrés Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Bellas Artes, Departamento de Pintura y Conservación- Restauración, Calle Pintor El Greco 2, 28040 Madrid, España https://orcid.org/0000-0001-8490-6237

DOI:

https://doi.org/10.14568/cp2018006

Palavras-chave:

Pintura sobre tela, Pigmentos, Radiografia, Sobreposição de imagens, Esmalte, SEM-EDX

Resumo

Neste artigo apresentamos o estudo de uma pintura anónima sobre tela representando A Virgem com o Menino Jesus Adormecido. Durante o processo de restauro, uma pintura subjacente foi detectada e a radiografia mostrou a existência de uma composição subjacente. O assunto, aparentemente na sua fase pictórica final, é o mesmo, mas virado horizontalmente em relação à imagem visível, como se fosse a sua imagem no espelho. Esta circunstância pouco frequente justificou o seu estudo material com o objectivo de tentar averiguar os avatares do trabalho ao longo do tempo. Os resultados do estudo estratigráfico, utilizando técnicas de microscopia (OM e SEM-EDX) mostraram o uso de pigmentos muito semelhantes. A existência de uma preparação colorida na pintura original e o uso de esmalte em ambas as pinturas (a subjacente e a visível), juntamente com a análise do estilo de ambas as representações e os modelos utilizados, levam-nos a situar a execução das duas obras no final do século XVII ou início do século XVIII.

 

Recebido: 2018-2-28
Revisto: 2018-5-14
Aceite: 2018-6-3
Online: 2018-6-22
Publicação: 2019-1-10

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Publicado

2019-01-10

Como Citar

Calvo, A., Chércoles, R., Sánchez, A., & San Andrés, M. (2019). A Virgem com o Menino Jesus Adormecido: estudo de duas imagens sobrepostas. Conservar Património, 30, 73–90. https://doi.org/10.14568/cp2018006

Edição

Secção

Artigos